Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Grécia tem de decidir "se faz ou não os ajustamentos necessários"

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse hoje que a Grécia tem de decidir se faz ou não os ajustamentos necessários para continuar no euro, uma decisão que os parceiros europeus não podem assumir.

Grécia tem de decidir "se faz ou não os ajustamentos necessários"
Notícias ao Minuto

16:19 - 09/06/15 por Lusa

Economia Schäuble

"Os gregos têm de decidir se querem e se podem", disse Schäuble durante uma reunião do seu partido, a União Democrata Cristã (CDU).

"Está claro que o povo grego está a sofrer os erros cometidos durante gerações. Agora, o que os gregos têm que decidir é se fazem os ajustamentos indispensáveis para continuarem no euro", acrescentou o ministro alemão.

Sobre a relação com o seu homólogo grego, Yanis Varoufakis, Schäuble referiu que é "muito boa".

"Dizemos sempre a verdade e normalmente não estamos de acordo", acrescentou.

Sobre declarações recentes de Varoufakis em referência às instituições que declararam guerra à Grécia, Schäuble disse que "uma coisa é o que se diz à porta fechada, outra coisa é a comunicação".

"Quanto à comunicação, o meu colega grego é... bastante hábil", acrescentou.

Schäuble disse ainda que é preciso uma Europa forte, o que não é tão fácil como pensavam os fundadores do projeto europeu.

"Necessitamos de regras, temos regras e agora temos de cumpri-las", afirmou.

O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, convidado a participar nesta reunião, disse que os parceiros europeus têm feito o possível para manter a Grécia no euro e vão continuar a tentar isso.

"Nos últimos cinco anos, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para manter a Grécia na zona euro e continuaremos a fazê-lo", apontou.

Questionado sobre o perigo de contágio em caso de saída da Grécia do euro, Stubb disse não acreditar que seja tão elevado como há uns anos.

"Não creio que o perigo de contágio seja tão grande como há uns anos. Se virmos os dados económicos de Itália e outros países, não vejo perigo de contágio", afirmou o ministro finlandês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório