Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

PIB cresceu 0,3% no primeiro trimestre, segunda estimativa

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido aumentou apenas 0,3% no primeiro trimestre de 2015, segundo uma segunda estimativa da agência nacional de estatística britânica hoje divulgada (ONS), que confirma uma desaceleração do crescimento económico.

PIB  cresceu 0,3% no primeiro trimestre, segunda estimativa
Notícias ao Minuto

12:36 - 28/05/15 por Lusa

Economia Reino Unido

Ao divulgar a segunda de três estimativas para o primeiro trimestre deste ano, a ONS sublinhou que o setor dos serviços, motor da recuperação económica britânica, apenas cresceu 0,4%, o mais baixo acréscimo desde 2012.

O crescimento de 0,3% do PIB nos primeiros três meses coincide com a primeira estimativa adiantada pela ONS em abril, mas contrasta com as previsões dos analistas, que tinham previsto uma revisão em alta para 0,4%.

O acréscimo no primeiro trimestre é inferior ao do último trimestre de 2014, que foi de 0,6% e fechou um ano em que o PIB britânico subiu 2,8%, acima ao de qualquer outra economia.

A desaceleração da economia britânica nos primeiros três meses de 2015 deveu-se também ao aumento do défice da balança comercial, já que as importações aumentaram e as exportações diminuíram.

"A estimativa do crescimento do PIB de 0,3% no primeiro trimestre de 2015 reflete pequenas revisões em alta dos setores da produção e da construção, mas que foram compensados revisão em baixa do dos serviços", explicou o economista-chefe da ONS, Joe Grice.

Segundo Grice, "isto confirma um crescimento mais débil no primeiro trimestre do que noutros anteriores".

As previsões do Governo britânico apontam para crescimentos do PIB de 2,4% este ano, 2,2% em 2016 e 2,4% em 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório