Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Relações entre Portugal e China favorecem ambos?

A China tem dois interessados em adquirir o Novo Banco mas este está longe de ser o primeiro investimento.

Relações entre Portugal e China favorecem ambos?
Notícias ao Minuto

15:00 - 18/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

O investimento chinês em Portugal tem aumentado de ano para ano, contudo, poderá haver um novo negócio entre os dois países com a aquisição do Novo Banco, já que a Fosun e a Anbang estão entre os finalistas favoritos.

A EDP e a REN deram aos investidores chineses 668 milhões de euros nos últimos quatro anos, sendo que a compra das suas posições rondou os 3.000 milhões de euros, divulga o semanário Expresso.

Alexandre Soares dos Santos, empresário português, afirma detestar investimento chinês em Portugal por acreditar que este “não traz coisíssima nenhuma” mas a sua opinião é contrária à de muitas pessoas que acreditam neste 'casamento' entre culturas.

As exportações de Portugal para a China atingiram, no ano transato, 839 milhões de euros, principalmente devido à qualidade dos produtos como explica Ilídio Serôdio. O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa crê que as empresas portuguesas podem “beneficiar” da expansão que os investimentos chineses permitem.

A Fosun, empresa que pretende adquirir o Novo Banco, já detém a Fidelidade e a Luz Saúde e tem apostado em manter as estratégias das empresas, tendo apenas nomeado administradores não-executivos.

Desde que o Presidente Hu Jintao visitou Portugal, em 2010, as parcerias entre os dois países têm feito crescer as relações e os investidores chineses pretendem continuar a estar presentes nos grandes negócios nacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório