Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Produção industrial mantém quebra de 2,1%

O índice de produção industrial manteve a queda homóloga de 2,1% em janeiro, que já havia registado em dezembro, tendo a secção das indústrias transformadoras recuado 1,0% (-3,6% no mês anterior), divulgou hoje o INE.

Produção industrial mantém quebra de 2,1%
Notícias ao Minuto

12:29 - 02/03/15 por Lusa

Economia INE

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de produção industrial situou-se em janeiro em 93,3, tendo o agrupamento de bens de consumo, com um contributo de -1,7 pontos percentuais (p.p.) resultante de uma variação homóloga de -5,5% (-6,5% no mês anterior), sido "determinante" para a variação negativa do índice agregado.

Quanto ao agrupamento de energia, apresentou o segundo contributo negativo mais intenso (-0,4 p.p.), originado por uma taxa de variação de -2,6% (7,5% em dezembro), enquanto a taxa de variação do agrupamento de bens de investimento passou de -5,3% em dezembro para 0,7% em janeiro, correspondente a um contributo de 0,1 p.p.

De acordo com o INE, o índice da secção das indústrias transformadoras registou uma descida homóloga de 1,0%, 2,6 p.p. acima da de dezembro, e a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio passou de uma taxa de variação positiva de 5,9% em dezembro para -7,3% em janeiro.

Já a secção das indústrias extrativas apresentou uma variação homóloga de 21,0% (9,5% em dezembro).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório