Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicato da Hotelaria preocupado com situação nos hotéis Tivoli

O Sindicato da Indústria de Hotelaria e Turismo mostrou-se hoje preocupado com a situação nos hotéis do grupo Tivoli, que recorreu ao Processo Especial de Revitalização (PER), na sequência da insolvência do acionista RioForte Investments.

Sindicato da Hotelaria preocupado com situação nos hotéis Tivoli
Notícias ao Minuto

12:23 - 13/02/15 por Lusa

Economia PER

Em declarações à agência Lusa, o dirigente do Sindicato da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul Rodolfo Caseiro adiantou que o organismo tem vindo a manifestar a sua preocupação junto da administração da empresa nas reuniões que tem mantido para acompanhar o processo.

A 08 de janeiro, a Tivoli Hotels & Resorts anunciava, em comunicado, ter recorrido ao Processo Especial de Revitalização (PER) para a Hotéis Tivoli e Marinotéis, na sequência da insolvência do acionista RioForte Investments (que pertencia ao Grupo Espírito Santo), mas ressalvava que as unidades hoteleiras iriam continuar a funcionar.

"O Projeto Especial de Revitalização surge na sequência da insolvência do acionista do Grupo Tivoli em Portugal - RioForte Investments (Luxemburgo) -- e não vai afetar o normal funcionamento das várias unidades hoteleiras, que durante o processo irão estar totalmente operacionais", revelava em comunicado.

No entanto, Rodolfo Caseiro sublinhou que o sindicato tem algumas reservas em acreditar na administração da empresa, quando esta refere que "não vai haver despedimentos".

"Embora a administração da empresa tenha vindo dizer que não vai haver despedimentos, nós não acreditamos nisso", explicou, lembrando que a Tivoli Hotels & Resorts elaborou um PER para algumas unidades que já está a decorrer.

Rodolfo Caseiro explicou ainda que há informações contraditórias na comunicação social que revelam que duas unidades do Brasil e quatro em Portugal foram vendidas a um grupo tailandês, uma das quais a unidade principal portuguesa - Tivoli Lisboa -- um facto que preocupa a comissão de trabalhadores e o sindicato, já que as informações que lhes são prestadas pela empresa "são sempre muito evasivas".

A 16 de dezembro, na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, o presidente do Conselho de Administração da Rioforte, Manuel Fernando Espírito Santo, confirmou que há interessados em comprar os hotéis Tivoli, mas que uma tomada de decisão já não caberia à empresa, por esta estar em insolvência.

A Tivoli Hotels & Resorts tem 14 unidades hoteleiras em Portugal e no Brasil, incluindo os Hotéis Tivoli SA e a Marinotéis SA.

Já a 28 de janeiro, a Tivoli Hotels & Resorts anunciava em comunicado que o grupo tailandês MINT comprou seis hotéis do grupo Tivoli, dois no Brasil e quatro em Portugal, e vai dar continuidade à marca no mercado brasileiro.

A edição de hoje do Diário de Notícias revela que os hotéis Tivoli estão em pré-falência, deixando dívidas a 822 empresas, enquanto mais de 300 trabalhadores aguardam o desfecho do Processo Especial de Revitalização que já deu entrada no Tribunal de Comércio de Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório