Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Economia portuguesa poderá sofrer com desvalorização do petróleo

A quebra dos preços do petróleo "pode acrescentar umas décimas" ao crescimento da economia portuguesa, mesmo afetando parceiros como Angola e Venezuela, afirmou hoje o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Economia portuguesa poderá sofrer com desvalorização do petróleo
Notícias ao Minuto

21:42 - 05/02/15 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

Miguel Frasquilho disse à agência Lusa que as autoridades portuguesas estão "preocupadas, mas a acompanhar" o impacto da quebra dos preços do petróleo nas economias da Venezuela e de Angola, dois importantes produtores de petróleo e parceiros comerciais de Portugal.

Embora tendo mostrado sinais de estabilização nos últimos dias, o preço do petróleo registou uma quebra de 60% desde meados de junho, agravando os receios de recessão naqueles dois países, onde operam também empresas portuguesas.

Mesmo assim, o presidente da AICEP considerou positiva a baixa do preço do petróleo, que atualmente ronda os 50 dólares (44 euros).

"Pode acrescentar umas décimas ao nosso crescimento económico", garantiu Frasquilho, que esteve dois dias em Londres para se encontrar com representantes de fundos e bancos de investimento internacionais.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, já tinha afirmado no início da semana que a manutenção dos preços do petróleo aos níveis atuais poderá ter um impacto positivo na balança comercial portuguesa superior a 3.000 milhões de euros.

"Por cada 20% da redução do preço do petróleo existe a expectativa, de acordo com estudos econométricos produzidos pelos gabinetes dos ministérios das Finanças e da Economia, de um crescimento do Produto [Interno Bruto - PIB] de 0,3% a 0,5%", disse.

Antes, o presidente do BPI, Fernando Ulrich, tinha estimado que, se o preço do petróleo se ficar pelos 40 dólares/barril, este poderá ter um impacto entre 0,5 e 1 ponto percentual no PIB em relação à previsão de 1,5% do Governo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório