Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Futuro da música eletrónica de dança está na Ásia

Depois da sua primeira digressão pela Indonésia e a China, o DJ português Kura (Ruben de Almeida) ficou sem dúvidas acerca do futuro da chamada EDM ("Electronic Dance Music"), que diz estar na Ásia.

Futuro da música eletrónica de dança está na Ásia
Notícias ao Minuto

10:21 - 07/12/14 por Lusa

Economia DJ

"Em termos de música eletrónica, muito em breve a Ásia vai ultrapassar os Estados Unidos. Os melhores DJ do mundo estão todos a vir para cá", disse hoje Ruben de Almeida à agência Lusa em Pequim, última etapa de um périplo que incluiu Bali, Jacarta e Xangai.

Foi o segundo DJ português a atuar na China em menos de um mês, depois de Diego Miranda, em novembro passado.

Ruben de Almeida e Diego Miranda são também os únicos portugueses entre os "100 Top DJ" do mundo selecionados por uma revista britânica da especialidade, ocupando o 42.º e 70.º lugares da lista, respetivamente.

"Aqui, as pessoas e os clubes estão muito entusiasmados por receber DJ estrangeiros", afirmou Kura.

Em Pequim, capital de um país oficialmente socialista e em que o "papel dirigente" do Partido Comunista permanece um "princípio cardial", a animação noturna é também uma nova indústria e um foco de atração para a emergente burguesia local.

Só em torno do icónico Estádio dos Trabalhadores, na zona oriental da cidade, há mais de uma dezena de nightclubs e discotecas, quase todos abertos na última década, e, a avaliar pelo parque automóvel estacionado nas imediações, a clientela não é propriamente proletária.

"Nota-se que as pessoas se preocupam com o vestuário e a imagem e que se arranjam muito bem para ir às discotecas", constatou Ruben de Almeida.

A vida noturna em Pequim também começa e acaba mais cedo do que nos países europeus.

"Em Portugal as pessoas só chegam às discotecas depois das 03:30. Antes estiveram nos bares. Na China, atuamos da meia-noite às duas da manha, o que acho mais positivo", disse Ruben de Almeida.

Quanto ao equipamento, nomeadamente luzes e sistema de som, o DJ português diz que é "impecável" e "ao nível de qualquer clube internacional".

Ruben de Almeida, 26 anos, atua com crescente frequência no estrangeiro, mas diz que não quer "desligar-se" completamente do seu país: "É em Portugal que ainda sinto o maior carinho".

Até ao final do ano, incluindo o réveillon, Kura estará em Portugal. Depois, irá ao Luxemburgo, Suiça e outros países europeus e, a seguir, voltará à China: "Adorei estar aqui", diz.

A "Electronic Dance Music" também já não tem fronteiras: "É algo de global, que chega a todo o lado mais ou menos da mesma maneira", garante o DJ.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório