Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Caso BES é "simplesmente deplorável e chocante"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos disse esta terça-feira, em declarações à Rádio Renascença, que o que aconteceu com o Banco Espírito Santo é “simplesmente deplorável e chocante”. Para Faria de Oliveira toda a crise que circundou a instituição liderada por Ricardo Salgado “cria um dano reputacional” para os restantes bancos portugueses.

Caso BES é "simplesmente deplorável e chocante"
Notícias ao Minuto

12:54 - 12/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Faria de Oliveira

Faria de Oliveira falou, na terça-feira à noite, aos microfones da Rádio Renascença no programa ‘Terça à Noite’, dizendo de sua justiça quanto à queda do império Espírito Santo.

“O tipo de situações como a que ocorreu com o BES é simplesmente deplorável, chocante e impensável. Cria um dano reputacional enorme para o conjunto do setor bancário”, começa por dizer, acrescentando ainda que “os outros bancos têm feito um trabalho notável face às dificuldades que têm vindo a acontecer por força da crise financeira que vivemos e, assim, acabam por ser machucados por força desse comportamento que não se esperaria”.

Sobre a sua relação com Ricardo Salgado, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos assegura que sempre foi de “natureza profissional”, descrevendo-a como uma “amizade profissional”.

Faria de Oliveira garantiu que nunca mais conversou com Salgado, mas se o fizesse agora “tentaria perceber muitas coisas que são difíceis de entender”.

Para o responsável, o que se passou “foi uma ocultação de dados”.

“Eventualmente houve manipulações que conduziram a esta situação e fundamentalmente uma promiscuidade nas relações de grupo que se tornou evidente em algumas situações e que conduziu a que o banco acabasse por ser contaminado”, referiu.

“Não sou 100% adepto de deixar tudo aos mercados. Há que defender o interesse nacional”, rematou, concluindo que “neste momento ainda estamos numa fase em que não se justificará nenhum tipo de intervenção”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório