Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Barroso salienta importância do investimento na recuperação

O presidente cessante da Comissão Europeia, Durão Barroso, fez hoje um balanço de dez anos de presença na Cimeira Social Tripartida, salientando a importância do investimento na recuperação da economia europeia, a par da consolidação orçamental e reformas estruturais.

Barroso salienta importância do investimento na recuperação
Notícias ao Minuto

14:05 - 23/10/14 por Lusa

Economia União Europeia

"Tivemos que lutar por maior investimento num tempo de crise, quando os orçamentos estavam sob uma grande pressão", disse José Manuel Durão Barroso, considerando que os esforços de Bruxelas foram bem-sucedidos.

O líder do executivo comunitário agradeceu aos parceiros sociais europeus por terem mantido na agenda europeia questões como o combate ao desemprego, nomeadamente o juvenil, tendo "feito tudo o que podiam para ajudar a aplicar" os programas de Garantia Jovem.

Barroso lembrou ainda a criação de linhas de financiamento para as pequenas e médias empresas, mas acrescentou que "podemos e devemos fazer mais" para apoiar o investimento na Europa, público e privado.

A dias de deixar o cargo, o presidente da Comissão Europeia considerou também que os esforços feitos pelos Estados-membros estão a começar a dar resultados, mas salientou que a recuperação está a ser mais lenta do que o previsto.

Aos seus parceiros nas cimeira sociais tripartidas, tradicionalmente associadas à realização de conselhos europeus, Durão Barroso agradeceu os "contributos construtivos".

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, salientou, por seu lado, que o desemprego diminuiu mas mostrou-se preocupado com o facto de a economia da União Europeia estar "perto de uma estagnação sem precedentes".

Van Rompuy reiterou a importância do investimento na educação e emprego, salientando a importância da qualificação e ainda a necessidade de se baixarem os impostos sobre o trabalho, nos Estados-membros.

A Cimeira Social Tripartida reúne-se duas vezes por ano, antes dos Conselhos Europeus da Primavera e do Outono, com a presença dos presidentes do Conselho e da Comissão Europeia e os parceiros sociais europeus.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório