Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Barco da PT' está a afundar

A saída de Zeinal Bava está a afastar os investidores, o que se reflete depois na PT que desvalorizou 13% esta sexta-feira. Já a brasileira Oi perdeu mais de 20%. Neste momento, a PT vale dez vezes menos do que valia em 2007, noticia o Expresso.

'Barco da PT' está a afundar
Notícias ao Minuto

19:13 - 10/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Oi

A Oi esteve a cair mais de 20% na Bolsa de São Paulo, esta sexta-feira, depois de Zeinal Bava ter apresentado a sua demissão. Em consequência, a PT SGPS foi arrastada.

Várias são as quedas sofridas pela PT e o barco parece estar realmente a afundar-se. Durante o dia de quinta-feira, a PT bateu o mínimo histórico e registou a maior queda diária desde o seu início em 1995. E hoje volta a cair 13%, mas recuperou um pouco. Numa semana a PT, desvalorizou 25,32%, conta o Expresso.

Com um futuro incerto em torno do operadora brasileira Oi, os analistas recordam que foi feito um investimento de oito mil milhões de dólares à Oi para a fusão com a PT. Mas desde o afastamento de Zeinal Bava e com a PT Portugal à venda, assim como os ativos africanos da operadora portuguesa, muitos são os investidores que se afastam.

Também a situação financeira da Oi, cuja dívida líquida se situa nos 46 mil milhões de reais, gera preocupação. E os investidores viram ainda como fragilidade da Oi o facto de a empresa não ter ido ao leilão das licenças da quarta geração móvel, consideradas relevantes para o crescimento.

Já a PT que valeu em bolsa mais de 12 milhões de euros, passa a valer 1,2 mil milhões. Ou seja, atualmente é dez vezes mais pequena do que era em 2007. A desvalorização tem acontecido nos últimos meses devido às controvérsias relativas ao investimento de 897 milhões de euros na Rioforte. Agora, a PT está à venda e vai parar às mãos da Oi, mas qual será o valor?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório