Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Donos disponíveis para vender 51%, mas preferem OPA

A Espírito Santo Health Care Investment e a Rioforte mostraram-se hoje disponíveis para vender a participação de 51% na Espírito Santo Saúde (ESS), preferindo no entanto fazê-lo através de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Donos disponíveis para vender 51%, mas preferem OPA
Notícias ao Minuto

18:36 - 25/09/14 por Lusa

Economia ES Saúde

Num esclarecimento divulgado pela Comissão do Mercado e dos Valores Mobiliários (CMVM), "a Espírito Santo Health Care Investment S.A. e a Rioforte reiteram a disponibilidade para vender a referida participação, mas sublinham privilegiar um negócio a celebrar no âmbito de um processo aberto e competitivo, como aquele que é proporcionado por uma OPA".

No mesmo comunicado, a Rioforte ('holding' do Grupo Espírito Santo que controla a maioria do capital da ESS) confirma a apresentação, em agosto, por parte da United Healthcare Group de uma "proposta para aquisição, por negócio particular, da participação de 51% detida pela Espírito Santo Health Care Investiments no capital social da ESS".

Devido à gestão controlada pelo Luxemburgo, a 'holding' respondeu, no início deste mês, que "não está em condições de entrar em processos de negociação direta" e que a participação na ESS é indireta, por via da Espírito Santo Health Care Investment, na qual detém uma posição de 55%.

Acrescentou ainda que, em face da existência de um anúncio preliminar de OPA -- na altura feito pelos mexicanos da Ángeles, a "United Healthcare Group poderia ponderar avançar para o lançamento tempestivo de oferta concorrente".

No entanto, a United Healthcare Group reiterou o seu interesse na compra dos 51% através de um negócio particular, numa proposta não vinculativa, "para aquisição da totalidade das ações detidas pela Espírito Santo Health Care Investment pelo preço de Euro 4,75".

Entre as condições da empresa norte-americana está a manutenção do negócio da ESS, "com envolvimento da atual gestão, instalações e condições de trabalho, sem perspetiva de realocação ou redução de trabalhadores".

A United HealthCare sujeita o negócio também à aceitação da Autoridade da Concorrência e do Ministério da Saúde.

A Rioforte informa que esta proposta apresentada "não inclui qualquer informação sobre os efeitos da concretização do negócio na posição jurídica dos demais acionistas, não havendo qualquer referência ao lançamento de OPA ou à adoção de qualquer outro mecanismo que permita um tratamento igualitário de todos os atuais acionistas da ES Saúde".

A United Healthcare Group é uma empresa do setor da saúde, dona da brasileira Amil (que comprou o negócio da saúde à Caixa Geral de Depósitos, numa operação fechada em 2013) e, indiretamente, do Grupo Lusíadas Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório