Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

FMI quer que bancos centrais evitem corte prematuro das taxas de juro

O FMI recomendou hoje aos bancos centrais que evitem a flexibilização monetária prematura e reajam adequadamente às expectativas excessivamente otimistas do mercado quanto a cortes nas taxas de juro.

FMI quer que bancos centrais evitem corte prematuro das taxas de juro
Notícias ao Minuto

16:00 - 16/04/24 por Lusa

Economia bancos centrais

A sugestão consta do relatório da organização sobre a estabilidade financeira divulgado no âmbito das reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que decorrem esta semana em Washington.

Segundo o FMI, se os bancos centrais agirem demasiado cedo na descida das taxas de juro poderão contribuir para a flexibilização das condições financeiras e dificultar a última fase do processo da desinflação.

"Nos casos em que o progresso na desinflação for suficiente para sugerir que a inflação está a evoluir de forma sustentável em direção à meta, os bancos centrais deverão passar gradualmente para uma postura política mais neutra", defende.

Paralelamente, alerta que o aperto quantitativo e a redução dos balanços dos bancos centrais precisam de "ser feitos com cuidado", monitorizando cuidadosamente as questões de funcionamento do mercado e agir face a potenciais tensões.

Leia Também: FMI corta crescimento de Israel e deixa de publicar dados sobre Gaza

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório