Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

"Mais uma vez são os reformados os prejudicados com o IRS"

Bagão Félix abordou esta noite, na SIC Notícias, o anteprojeto da reforma do IRS e considerou que se trata de uma proposta “bem feita” mas que, mais uma vez, vai prejudicar, de forma indireta, os reformados.

"Mais uma vez são os reformados os prejudicados com o IRS"
Notícias ao Minuto

22:43 - 23/07/14 por Andrea Pinto

Economia Bagão Félix

O projeto da reforma de IRS liderada pelo fiscalista Rui Duarte Morais e apresentado ao Governo na passada semana, tem o aval de Bagão Félix, que considera tratar-se de “um projeto bem feito”.

Para o comentador, a reforma apresenta diversas vantagens, nomeadamente o facto de o casal poder fazer a sua “tributação em conjunto ou separado”.

“O projeto dá a opção às pessoas. Um casal em que um dos conjugues esteja desempregado, anteriormente tinha que fazer o IRS em separado, obrigando o desempregado a pagar mais impostos”, salienta, elogiando também o facto “dos filhos passarem a contar para efeitos de divisão de rendimento do total e para baixar a taxa de IRS".

O ex-ministro das finanças concorda com Paulo Portas, quando este afirma que esta reforma é “mais amiga das famílias”, mas salienta que o mesmo não se aplica aos reformados.

“Mais uma vez a situação do quociente familiar, que considera os filhos como parte do cálculo, vai prejudicar os reformados que não têm filhos a seu cargo. Vai prejudicar as famílias que já tiveram filhos há muito tempo e que já não estão em casa e vão pagar para aqueles que vão ter filhos”, explica.

Assim, diz que é necessário colocar uma “nota de rodapé” em que se pode ler que “os reformados, de forma indireta, vão mais uma vez pagar mais" embora neste caso seja para algo que é desejável: o aumento da natalidade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório