Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

CAP defende constituição de Rede Nacional de Água

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje que a concretização de investimentos nas obras de regadio e em infraestruturas para armazenar e distribuir água, constituindo uma Rede Nacional de Água, tem que ser prioritária.

CAP defende constituição de Rede Nacional de Água
Notícias ao Minuto

15:41 - 22/03/24 por Lusa

Economia CAP

"Para a CAP, é agora crítica a concretização de investimentos nas obras públicas de regadio, promovendo a sua recuperação e modernização, e reduzindo ao mínimo as perdas que atualmente se verificam nestas infraestruturas públicas", assinalou a confederação, num comunicado hoje divulgado, quando se assinala o dia mundial da água.

Os agricultores consideram ainda ser "absolutamente necessário" realizar investimentos em infraestruturas que permitam armazenar e distribuir água, constituindo uma Rede Nacional da Água.

Na mesma nota, a confederação liderada por Álvaro Mendonça e Moura sublinhou que o setor tem vindo a modernizar-se e a investir na aplicação de novas tecnologias e sistemas mais eficientes, "generalizando a aplicação da rega gota-a-gota".

Para a CAP, os agricultores "têm assumido o seu papel de protetores da natureza", numa altura em que as alterações climáticas se manifestam "de forma cada vez mais galopante e violenta".

A concretização de investimentos na gestão eficiente dos recursos hídricos é uma questão "estratégica para o país e para a atividade económica de forma geral, fundamental para todos os cidadãos, tal como é para os agricultores, para a produção de alimentos e para a sustentabilidade e coesão do nosso território", apontou.

Assim, a confederação vincou ser de urgência máxima a abordagem deste problema.

"[...] Este é o momento e o dia para nos manifestarmos em defesa de ações que nos permitam assegurar o acesso à água em quantidade e qualidade em todo o país", rematou.

Leia Também: Porto registou novo mínimo de desperdício de água em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório