Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Nova greve de maquinistas ferroviários terça-feira na Alemanha

O sindicato dos maquinistas ferroviários alemães GDL convocou uma nova greve de 24 horas a partir de terça-feira, perante o impasse das negociações com a direção da Deutsche Bahn (caminhos-de-ferro alemães).

Nova greve de maquinistas ferroviários terça-feira na Alemanha
Notícias ao Minuto

20:51 - 10/03/24 por Lusa

Economia Greve

A greve começará na terça-feira à 01:00 TMG (e de Lisboa) e durará até à 01:00 TMG de quarta-feira para os comboios de passageiros, indicou hoje à noite o sindicato GDL num comunicado.

Nos comboios de transporte de mercadorias, a greve terá início algumas horas antes.

Esta é a sexta greve convocada pelo GDL desde novembro de 2023 e ocorre menos de uma semana depois de uma paralisação dos maquinistas ferroviários ter causado dificuldades a milhares de passageiros.

A juntar à perturbação nos transportes, as tripulações de cabine da companhia aérea Lufthansa vão parar no aeroporto de Frankfurt na terça-feira e no aeroporto de Munique na quarta-feira.

O grupo aéreo alemão já foi afetado por uma greve de dois dias do pessoal de terra na semana passada, com os trabalhadores a exigirem aumentos salariais.

A maior economia da Europa está há meses a ser perturbada por ações sindicais, porque os trabalhadores e as administrações de muitos setores estão em confronto quanto às condições de trabalho, num contexto de inflação elevada e de fraca atividade económica.

O sindicato GDL declarou que a Deutsche Bahn não apresentou uma proposta escrita melhorada até ao final do prazo, hoje à noite, o que "inevitavelmente conduz a uma ação sindical", declarou Claus Weselsky, o dirigente do GDL.

A Deutsche Bahn tinha apelado horas antes para uma nova ronda de negociações na segunda-feira.

"Estamos convencidos de que só conseguiremos chegar a um acordo através do diálogo, à mesa das negociações", declarou Martin Seiler, diretor dos recursos humanos da Companhia de Caminhos-de-Ferro da Alemanha.

Além dos aumentos salariais, a principal reivindicação do sindicato GDL é uma semana laboral reduzida para 35 horas, em vez das atuais 38, com um salário completo.

A Deutsche Bahn afirmou ter feito concessões que representam até 13% de aumento salarial, bem como a possibilidade de reduzir a semana de trabalho para 37 horas a partir de 2026.

Leia Também: FMI prevê crescimento de 2,6% para Angola mas avisa para riscos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório