Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 29º

Sintac e Portway acordam aumentos salariais de 5% este ano

Os trabalhadores da Portway associados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) aprovaram, com 87% de votos favoráveis, o aumento salarial de 5% em 2024 negociado com a empresa de 'handling', anunciou hoje a estrutura sindical.

Sintac e Portway acordam aumentos salariais de 5% este ano
Notícias ao Minuto

12:11 - 05/03/24 por Lusa

Economia Portway

Em comunicado, o Sintac diz que, nos plenários realizados, foi ainda aprovado o novo acordo de empresa, que "melhora e regulamenta de forma mais clara as condições de todos os trabalhadores".

De acordo com o sindicato, a atualização salarial negociada com a empresa de assistência em terra nos aeroportos prevê um aumento na tabela de 5%, sendo 4% processados já em março, com retroativos a janeiro, e ficando os restantes 1% sujeitos ao objetivo de 60.000 voos até 31 de outubro, igualmente com retroativos a janeiro.

Ainda acordada foi uma atualização de 5% do abono social.

Também aprovado nos plenários foi o novo acordo de empresa negociado com a Portway, num contexto em que a "iminente caducidade" do acordo de empresa de 2016 "poderia acarretar graves consequências com perda de direitos", salienta o Sintac.

Entre os pontos previstos no novo Acordo de Empresa (AE), o sindicato destaca o fim das avaliações de 2,9, que não contavam para acumulação na progressão de carreira; o pagamento do trabalho suplementar no valor de 40% na primeira hora e de 60% na segunda hora e o pagamento dos subsídios de férias e Natal com a média do subsídio de turno efetuado ao longo do ano, em substituição do subsídio de turno efetuado no mês anterior.

Do novo acordo passa ainda a constar a garantia do seguro de saúde e melhoramentos no pagamento do subsídio de turno.

Salientando que o novo acordo de empresa resultou de um "difícil entendimento", o Sintac refere que "desta negociação resultaram ganhos e perdas amplamente demonstradas, sendo certo que os aumentos na tabela salarial superam, em qualquer nível salarial, as perdas verificadas".

"Esta, na nossa opinião, foi a decisão mais equilibrada tendo em conta o momento de uma possível mudança de acionista pela importância de assegurar no futuro os direitos dos trabalhadores", sustenta.

A Portway tinha já anunciado, num comunicado divulgado na segunda-feira, ter assinado com o Sintac um acordo de empresa que permite atualizações salariais aos trabalhadores vinculados, mas sem dar detalhes.

Dias antes, a 22 de fevereiro, a empresa tinha já assinado com outras quatro estruturas sindicais -- Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação (Sindav), Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) e Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas (Simamevip) - a atualização de um outro acordo de empresa e aumentos salariais.

Leia Também: Laura Figueiredo mostra-se com e sem filtro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório