Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Greve na distribuição? Sindicato reclama "forte adesão"

O Sitese - Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços reclamou hoje uma "forte adesão" no primeiro dia de greve nas empresas de distribuição, mas a associação patronal alega que não se registou "nenhuma perturbação" nas lojas.

Greve na distribuição? Sindicato reclama "forte adesão"
Notícias ao Minuto

20:49 - 23/12/23 por Lusa

Economia Greve

"A adesão dos trabalhadores no Grande Porto é forte e está a ser superior à que se verifica por todo o país", disse à agência Lusa Pedro Lopes, presidente do Sitese, adiantando que "são dois dias de afluência muito grande no setor na ótica do consumidor, mas a greve no domingo vai demonstrar o impacto ao nível das equipas de trabalho".

Por seu lado, fonte oficial da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) disse à Lusa que os seus associados "não registaram, até ao momento, nenhuma perturbação no normal funcionamento da operação das suas lojas e os consumidores estão a ter uma afluência tranquila para esta época do ano".

O dirigente sindical referiu ainda que a greve "não pretende atingir o consumidor final, mas sim forçar os empregadores a mudarem a sua política salarial, já que neste setor os trabalhadores têm salários e níveis de qualidade de vida muito baixos".

Além disso, enfatizou que "os salários são muito desequilibrados neste setor".

Na semana passada, o Sitese anunciou uma greve nas empresas de distribuição para 23 e 24 de dezembro, em protesto contra a falta de atualização da tabela salarial, apesar do ano "muito lucrativo".

Em comunicado, o Sitese questionava como era possível que depois de um ano que se verificou ser "muito lucrativo", as empresas e os seus representantes quisessem "[também] manter as injustiças que diariamente se verificam nos locais de trabalho, com as funções acumuladas indevidamente, o desrespeito pela antiguidade, a desorganização de horários, folgas e férias".

Leia Também: Trabalhadores da distribuição em greve dias 23 e 24

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório