Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Constitucional devolve parte do salário da Função Pública

Quem recebe mil euros por mês vai recuperar 52 euros, noticia a Rádio Renascença. O chumbo do Tribunal Constitucional trouxe alguma folga salarial aos funcionários públicos. Resta saber agora que medidas o Governo ainda irá aplicar, para compensar mais um novo chumbo.

Constitucional devolve parte do salário da Função Pública

Os funcionários públicos com vencimentos de 1000 euros irão recuperar 52 euros por mês. O valor é dado pela Rádio Renascença e serve de referência para os trabalhadores do Estado, que ontem viram o tribunal Constitucional chumbar novas medidas do Executivo.

A redução para este ano para quem ganhava este valor bruto passou de 0% para 5,2%, o que quer dizer que os funcionários nestas circunstâncias recebiam menos 52 euros desde o início do ano. Para quem ganha dois mil euros brutos, no ano passado já havia 'perdido' 70 euros por mês. Com as últimas medidas esse corte chegava aos 240 euros, situação que o chumbo do Constitucional veio mudar.

Mas a folga salarial estende-se mesmo a quem ganhava menos.

Recorda a rádio que um funcionário público com um salário base de 750 euros – o mesmo de 2010 – não teria qualquer corte até ao ano passado, uma vez que também não houve aumentos. Essa situação, no entanto, mudou no início desde ano.

Desde Janeiro que com a redução de 3,5% que passou a ser aplicada implicava menos 26 euros por mês na conta pessoal. Ou seja, o salário bruto baixou para 724 euros. Com a decisão do Tribunal Constitucional, a partir deste mês de junho que a remuneração volta aos 750 euros, algo que terá também implicações no montante do subsídio de férias.

Veremos agora é se esta situação se mantém ou se as medidas que o Governo escolher irão incidir novamente sobre os ordenados da função pública.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório