Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Quase 30% das seguradoras nacionais apresentaram prejuízos

Nos três primeiros meses do ano, 29% das seguradoras portuguesas reportaram perdas, segundo dados do Instituto Superior de Seguros de Portugal (ISP). Ao todo são 12 das 42 empresas deste setor que apresentaram números nesse sentido, menos uma, apesar de tudo, do que no ano passado.

Quase 30% das seguradoras nacionais apresentaram prejuízos
Notícias ao Minuto

10:52 - 27/05/14 por Noticias Ao Minuto com Lusa

Economia ISP

Segundo dados do Instituto Superior de Seguros de Portugal (ISP), o primeiro trimestre deste ano foi de prejuízo para quase um terço das seguradoras portuguesas.

O panorama geral no setor é, ainda assim, positivo, já que foi também registada uma subida de 11,7% nos lucros líquidos do primeiro trimestre de 2014, face ao mesmo período do ano anterior, para 153 milhões de euros.

De acordo com os relatórios de Evolução da Atividade Seguradora e de Evolução dos Fundos de Pensões, divulgados pelo ISP, a produção de seguro direto relativa à atividade em Portugal cresceu 23,5% nos primeiros três meses de 2014, face ao mesmo período de 2013, passando para cerca de 3,4 mil milhões de euros.

Quanto à taxa de cobertura da margem de solvência, um fator que é demonstrativo da capacidade financeira das seguradoras para responderem aos compromissos estabelecidos, situou-se neste primeiro trimestre nos 220%. No período homólogo de 2013 esta taxa encontrava-se acima dos 240%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório