Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Preços dos alimentos vs. inflação? Portugal tem 3.ª maior diferença da UE

Só a Alemanha e a Suécia têm diferença maior do que Portugal, relativamente à subida dos preços no geral e a dos preços dos alimentos.

Preços dos alimentos vs. inflação? Portugal tem 3.ª maior diferença da UE
Notícias ao Minuto

11:11 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Preços

A subida dos preços parece ter vindo para ficar e os alimentos 'não escapam' a este acréscimo. Dados compilados pelo Cinco Dias mostram que a diferença entre a inflação geral e a dos alimentos, entre maio e agosto, foi de 4,84 pontos percentuais, colocando Portugal em terceiro lugar entre os vários Estados-membros. 

Na prática, isto significa que os preços da comida sobem mais do que os preços no geral

A Alemanha lidera a lista, com 7,27 pontos, seguida pela Suécia, com uma diferença de 5,00 pontos. A média na União Europeia (UE) é de 5,24 pontos, de acordo com o jornal espanhol. 

Os preços continuam a subir e, atualmente, comprar um cabaz com alimentos considerados essenciais já custa 209,98 euros, de acordo com uma monitorização de preços da DECO Proteste, que é divulgada todas as sextas-feiras. 

"Comprar um cabaz de bens alimentares essenciais exige atualmente um gasto de 209,98 euros. Este valor corresponde a mais 14,35% face ao registado na véspera do início do conflito armado com a Ucrânia", diz a organização de defesa do consumidor. 

Isto significa que, entre 23 de fevereiro e 16 de novembro, desde o início da guerra, o cabaz alimentar já aumentou 26,35 euros.

"Os laticínios e a carne são as categorias com os maiores aumentos nos últimos nove meses, de 21,01% e 20,08%, respetivamente. No entanto, os aumentos têm-se feito sentir em todas as categorias alimentares analisadas. No período analisado, as frutas e os legumes, as mercearias, o peixe e os congelados viram os seus preços subir 13,88%, 13,59%, 11,47% e 11,18%, respetivamente", pode ler-se. 

A DECO Proteste tem monitorizado desde o dia 23 de fevereiro, todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, os preços de um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais.

Leia Também: Bancos alimentares cada vez mais procurados num Reino Unido em crise

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório