Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Siemens quer discutir "questões estratégicas" com a Alstom

A Siemens anunciou hoje que manifestou à francesa Alstom, que entre outros negócios é responsável pela construção dos TGV, vontade de "discutir questões estratégicas com vista a uma cooperação futura".

Siemens quer discutir "questões estratégicas" com a Alstom
Notícias ao Minuto

10:28 - 27/04/14 por Lusa

Economia Cooperação

O anúncio da gigante industrial alemã feito em comunicado, divulgado pela agência France Presse (AFP), surge no dia em que o presidente executivo da multinacional norte-americana General Electric (GE), Jeffrey Immelt, se deverá deslocar a Paris, no âmbito de discussões sobre a compra do ramo energético da Alston.

Fontes da AFP adiantam que Immelt irá reunir-se com o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e com o ministro da Economia, Arnaud Montebourg, depois de o Governo ter anunciado que está a acompanhar "atentamente" o processo e que procura alternativas que evitem a fuga de mais um importante centro de decisão do território francês, apesar de a empresa ter saído das mãos do Estado em 2006.

O interesse da GE na companhia francesa foi divulgado na quinta-feira pela agência Bloomberg, que avançou que o grupo norte-americano oferece cerca de 10 mil milhões de euros pela operação da Alstom na área da geração e distribuição de eletricidade e pela sua área de construção naval, que representam mais de 70% dos negócios do grupo.

As ações da Alstom dispararam na sessão de sexta-feira mais de 17%, apesar da empresa ter negado a oferta feita pela GE, que implicaria um prémio de 25% face ao valor de mercado da francesa, tendo o regulador do mercado francês decidido suspender as ações da Alstom na bolsa de Paris.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório