Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Governo vai considerar expansão do programa de privatizações

O Governo vai considerar a expansão do programa de privatizações para incluir "ativos adicionais para venda ou concessões", segundo o relatório da Comissão Europeia sobre a 11.ª avaliação regular ao programa de resgate português, hoje divulgado.

Governo vai considerar expansão do programa de privatizações
Notícias ao Minuto

13:27 - 24/04/14 por Lusa

Economia CE

O "Governo irá considerar a expansão do programa de privatizações para incluir ativos adicionais para venda ou concessões", lê-se no documento, segundo o qual, até janeiro de 2014, as privatizações tinham gerado um encaixe de cerca de 8,7 mil milhões de euros, acima do objetivo definido no memorando de entendimento inicial (5,5 mil milhões de euros).

"O programa de privatização deverá continuar além do final do programa de ajustamento económico e incluir as restantes participações [que o Estado detém] na REN e nos CTT, na EGF, na TAP, na CP Carga", abarcando também as concessões de transportes de Lisboa e Porto e as linhas ferroviárias suburbanas, segundo o documento.

Ainda no que respeita às privatizações, é recordado no documento que foi alcançado o acordo para a venda de 80% da Caixa Seguros à companhia chinesa Fosun International e reiterado que o Governo continua a "procurar ativamente compradores" para o grupo TAP, cuja venda espera relançar no decorrer deste ano.

No documento é também referido que a reestruturação das empresas públicas de transportes em Lisboa e no Porto "está em curso" e que a concessão a privados deverá avançar até ao final de abril de 2014.

O executivo comunitário afirma que "o programa de privatizações no contexto do programa de ajustamento económico [português] pode ser considerado bem-sucedido".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório