Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Confiança no investimento na Alemanha afunda-se em julho

A confiança no investimento na Alemanha afundou-se em julho porque tanto investidores como especialistas do mercado financeiro estão preocupados com o fornecimento de energia.

Confiança no investimento na Alemanha afunda-se em julho
Notícias ao Minuto

11:49 - 12/07/22 por Lusa

Economia ZEW

O Centro de Investigação Económica Europeia alemão (ZEW) informou hoje que o seu índice de confiança no investimento caiu para -53,8 pontos em julho, menos 25,8 pontos que em junho.

A avaliação da situação atual piorou para -45,8 pontos em julho, menos 18,2 pontos que no mês anterior.

O ZEW adianta que estes valores estão mesmo um pouco abaixo dos verificados em março de 2020 no início da crise da pandemia.

"As principais preocupações em relação ao fornecimento de energia na Alemanha, a subida das taxas de juro anunciada pelo Banco Central Europeu (BCE) e novos confinamentos na China devido à covid-19 estão a provocar uma deterioração das perspetivas económicas", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

Os peritos consideram que a situação económica atual piorou acentuadamente e baixaram as previsões para os próximos seis meses.

As expectativas pioraram especialmente para os setores empresariais e exportadores de energia intensiva, mas também para o consumo privado, acrescenta Wambach.

As expectativas na zona euro também caíram em julho, enquanto as perspetivas de uma subida da inflação continuam a aumentar.

Leia Também: Libertados três dos seis detidos por violação em grupo em Barcelona

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório