Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Resiliência do sistema financeiro mundial deve ser reforçada

O plenário do Conselho de Estabilidade Financeira realçou na quinta-feira "a necessidade de reforçar a resiliência do sistema financeiro mundial", no contexto da invasão russa da Ucrânia.

Ucrânia. Resiliência do sistema financeiro mundial deve ser reforçada
Notícias ao Minuto

06:38 - 01/07/22 por Lusa

Economia Ucrânia/Rússia

Durante um encontro em Amesterdão, que decorreu no formato presencial e virtual, os participantes discutiram as perspetivas para a estabilidade financeira mundial, "as ações necessárias" no contexto da invasão russa e possíveis contribuições para a reunião de julho dos ministros das Finanças e governadores de bancos centrais do G20, na Indonésia.

"A combinação de menor crescimento, aumento da inflação e condições financeiras mundiais mais severas criou um ambiente mais desafiador para a estabilidade financeira", apontaram.

Em concreto, "as taxas de juro mais altas e os preços mais baixos dos ativos podem expor as vulnerabilidades acumuladas no sistema financeiro, e as mudanças inesperadas nas condições económicas, podem pôr à prova a resiliência financeira".

Entre outros problemas, os participantes consideraram que o forte aumento do preço do petróleo e gás e o debate atual sobre as políticas energética, em plena invasão russa da Ucrânia, realçam a importância de abordar os riscos financeiros colocados pelas alterações climáticas.

Durante o evento foi ainda divulgado que o Conselho vai divulgar em julho um relatório provisório sobre as estratégias de saída da pandemia e os seus efeitos.

"Uma resposta política rápida, considerável e radical foi chave para limitar as consequências económicas do impacto do novo coronavírus.

Mas, mais recentemente, um crescimento mais fraco e desigual e uma inflação mais alta exacerbam os desafios para apoiar uma recuperação forte, equitativa e inclusiva da pandemia", lamentaram.

Leia Também: Ucrânia. Departamento do Tesouro dos EUA bloqueia fundo de oligarca russo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório