Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Qatar. Total escolhida para explorar maior campo de gás natural do mundo

O Qatar anunciou hoje que escolheu a companhia francesa "TotalEnergies" como o primeiro parceiro estrangeiro a desenvolver o maior campo de gás natural do mundo, noticiou a AFP.

Qatar. Total escolhida para explorar maior campo de gás natural do mundo
Notícias ao Minuto

13:55 - 12/06/22 por Lusa

Economia Gás natural

"Tenho o prazer de anunciar a seleção da TotalEnergies como o primeiro parceiro no projeto North Field East (NFE)", disse o ministro da Energia do Qatar, Saad Sherida Al-Kaabi, em conferência de imprensa em Doha.

O grupo francês de petróleo e gás terá uma participação de 6,25% no projeto como parte de uma `joint venture´ com a QatarEnergy (QE), a gigante de hidrocarbonetos do Catar, disse o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanne, na capital do Qatar.

A NFE faz parte do projeto de expansão offshore North Field, o maior campo de gás natural do mundo que o Qatar compartilha com o Irão.

O Campo Norte responde por cerca de 10% das reservas mundiais conhecidas de gás natural, segundo avaliação da QE.

Tais reservas de gás natural estendem-se sob o mar até o território iraniano, onde os esforços da República Islâmica para explorar o campo de South Pars são prejudicados por sanções internacionais.

De acordo com o ministro Al-Kaabi, outros acordos serão anunciados "no futuro próximo".

Exxon Mobil, Shell e ConocoPhilips pretendem também participar da expansão do projeto que o Qatar inicialmente queria financiar sózinho, disseram fontes do setor energético à AFP.

Estima-se que a participação dos "gigantes" estrangeiros de petróleo e gás seja de cerca de 25% no projeto, que deve custar mais de 28 mil milhões de dólares e aumentar a produção em mais de 60% até 2027, indica a QE.

O ministro da Energia do Qatar, que também chefia o QE, referiu que a produção começará em 2026 e a expansão está "no caminho certo".

O Qatar é um dos principais produtores de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, juntamente com os Estados Unidos e a Austrália.

Os líderes europeus têm-se focalizado no Qatar nos últimos meses, procurando alternativas ao gás russo, na sequência da guerra na Ucrânia, que deu novo impulso aos projetos de GNL.

No sábado, a Tanzânia assinou um acordo-quadro com os "gigantes" britânicos e noruegueses Shell e Equinor em um projeto de 30 mil milhões de dólares, prevendo uma decisão final de investimento até 2025 e o início das operações em 2029-2030.

Leia Também: Mango espera atingir recorde de vendas em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório