Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crescimento das vendas no comércio a retalho desacelera para em abril

O crescimento das vendas no comércio a retalho registou uma desaceleração homóloga de 12,8% em março para 4,6% no mês de abril deste ano, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Crescimento das vendas no comércio a retalho desacelera para em abril
Notícias ao Minuto

12:27 - 30/05/22 por Lusa

Economia INE

O índice de volume de negócios no comércio a retalho teve um aumento homólogo de 4,6% em abril, tendo desacelerado 8,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, adianta o INE, esclarecendo que em termos nominais, o índice passou de um aumento homólogo de 22,2% em março para uma subida de 14,3% em abril deste ano.

"A forte oscilação dos resultados continua influenciada por efeitos base decorrentes das restrições à atividade nos primeiros meses de 2021", adianta.

A evolução do índice agregado reflete as "dinâmicas distintas" do agrupamento Produtos Alimentares, que apresentou uma queda de 3,6%, inferior em 2,4 p.p. em relação ao mês anterior, enquanto os Produtos Não Alimentares abrandaram 14,5 p.p., para um crescimento de 11,5%.

Em termos mensais, índice de volume de negócios no comércio a retalho denotou uma queda de 3% em abril deste ano, quando registou um crescimento de 2,4% no mês anterior.

Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas, por sua vez, apresentaram aumentos homólogos de 3,5%, 7,5% e 8,5% no mês de abril, respetivamente, contra crescimentos de 4,3%, 7,4% e 18,6% em março, pela mesma ordem.

Leia Também: Vendas da Burberry aumentam 18% no ano fiscal para 3.329 milhões de euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório