Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Wall Street em baixa com receios de inflação, resposta da Fed e recessão

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em baixa, arrastada pelos valores tecnológicos, refletindo a inquietação dos investidores com a inflação, a resposta da Reserva Federal (Fed) e uma eventual recessão.

Wall Street em baixa com receios de inflação, resposta da Fed e recessão
Notícias ao Minuto

23:32 - 09/05/22 por Lusa

Economia bolsa

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 1,99%, para os 32.245,70 pontos, enquanto o alargado S&P500 não se conseguiu manter acima do limiar dos quatro mil pontos, ao perder 3,20% e fechar nas 3.991,24 unidades, o seu valor mais baixo desde há um ano.

Mas as perdas mais fortes foram apresentadas pelo tecnológico Nasdaq, que desvalorizou 4,29%, para os 11.623,25 pontos, na que foi a primeira vez que fechou abaixo dos 12 mil pontos desde novembro de 2020.

"Os investidores não estão a comprar na baixa. Não há confiança", afirmou Gregori Volokhine, da Meeschaert Financial Services.

"O problema dos investidores é que não veem qual será a boa notícia que vai permitir a recuperação do mercado", resumiu. "E se não se compra quando está a baixar, então pode continuar a baixar...".

Os índices nova-iorquinos começam assim esta semana em baixa, depois de seis semanas de recuo consecutivas para o Dow Jones e cinco para o Nasdaq e o S&P500.

"A inflação persistente incitou a Fed a ser mais agressiva na sua campanha de subida das taxas de juro, mas isto reforçou as incertezas quanto à sua capacidade de organizar uma aterragem suave" da economia, recearam os analistas da Schwab.

"A subida da taxa de juro e a força do dólar continuam a minar o moral e assinalam um endurecimento das condições monetárias, enquanto a guerra na Ucrânia e os confinamentos na China ensombrecem o quadro", acrescentaram.

Os investidores mostraram assim a sua preocupação antes da publicação, esperada para quarta-feira, da informação sobre a inflação nos EUA.

A subida dos preços, excluindo os da alimentação e energia, parece ter continuado, com 0,4% mensais em abril, depois de 0,3% em abril, segundo as previsões dos analistas.

Estes esperam que a taxa de crescimento dos preços se mantenha superior a oito por cento, um máximo de 40 anos.

Já o dólar evoluiu em torno do seu máximo em 20 anos.

O setor tecnológico, sensível à subida das taxas de juro, que prejudicam os lucros futuros destas empresas, ditas de crescimento, foi duramente afetado.

Assim, a Apple perdeu 3,32%, a Amazon 5,21% e a Tesla 9,07%.

A refletir o receio com o impacto dos confinamentos em Pequim, para contrariar mais um surto do novo coronavirus, na procura do petróleo e o ritmo da atividade mundial, os valores do setor da energia e as cotações do crude caíram, com estas a baixarem cerca de seis por cento.

O conjunto de empresas da energia no S&P500 recuou 8,30%, com a Exxon a largar 7,81%, a Chevron 6,63% e a Occidental Petroleum 10,92%.

Leia Também: Wall Street começa sessão em baixa e prolonga perdas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório