Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turismo. AHRESP lamenta encerramento de linha de apoio à tesouraria

AHRESP diz que se tratava de um mecanismo "com acesso simples, célere e capaz de responder rapidamente às necessidades de tesouraria" das empresas do setor.

Turismo. AHRESP lamenta encerramento de linha de apoio à tesouraria
Notícias ao Minuto

10:48 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Turismo

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lamentou, esta segunda-feira, o fim da Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo, considerando que se tratava de um mecanismo de fácil acesso e capaz de responder às necessidades das empresas.

"A AHRESP lamenta o fim deste mecanismo de apoio à tesouraria, um dos que ainda se mantinha em vigor, com acesso simples, célere e capaz de responder rapidamente às necessidades de tesouraria das empresas do setor", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Ainda assim, a Associação reconhece que "o alargamento do prazo de reembolso revela-se uma medida determinante para as empresas do alojamento turístico e da restauração e similares, que há muito vinha a ser solicitada pela AHRESP, de modo a diminuir o esforço financeiro das empresas, num momento em que ainda se encontram numa fase muito inicial da sua recuperação". 

A linha de apoio à tesouraria para empresas de Turismo, implementada em março do ano passado, para combater os efeitos da Covid-19, permitiu a manutenção de mais de 41 mil postos de trabalho, atingindo 170 milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério da Economia e do Mar indicou, no final da semana passada, que "a Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo, uma das medidas implementadas em março de 2020 pelo Governo para mitigar os efeitos decorrentes da pandemia, permitiu a manutenção de 41.325 postos de trabalho no setor nos últimos dois anos".

Na mesma nota, o Executivo referiu que, "numa altura em que os resultados turísticos mostram sinais da recuperação efetiva do setor, esta Linha, que atinge agora o limite do seu orçamento e que, por isso, foi hoje [sexta-feira] encerrada, concedeu apoios à tesouraria a 8.896 micro e pequenas empresas do setor do turismo, num total de 170 milhões de euros, correspondentes a mais de 17.000 candidaturas aprovadas".

Leia Também: João Leão no MEE? Imprensa internacional aponta como uma possibilidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório