Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bancos aumentam apoio a empresas que negoceiam em matérias-primas

Os bancos europeus aumentaram o seu apoio às empresas que negoceiam em 'commodities', ou seja, matérias-primas, e que estão a enfrentar necessidades de liquidez "sem precedentes" devido à volatilidade dos preços, disse hoje a Fitch Ratings.

Bancos aumentam apoio a empresas que negoceiam em matérias-primas
Notícias ao Minuto

14:42 - 30/03/22 por Lusa

Economia Fitch

Num comunicado, a agência indicou que "os bancos europeus parecem estar a aumentar os empréstimos às empresas que negoceiam em 'commodities', e que estão a enfrentar necessidades de liquidez sem precedentes, devido à volatilidade dos preços".

A Fitch acredita que os bancos deverão continuar a financiar as margens das empresas, porque a pressão da liquidez, "ainda que seja séria, deverá ser temporária e as empresas que negoceiam em 'commodities' são uma boa fonte de lucros para a banca em tempos normais".

A agência indicou, no entanto, que muitos destes empréstimos são concedidos a empresas de maior dimensão, que têm modelos de negócio "sólidos" e operam com grandes almofadas de liquidez e várias fontes de financiamento, o que "mitiga os riscos para os bancos".

A Fitch não espera, ainda assim, que a exposição possa colocar pressão material na qualidade dos ativos dos grandes bancos ou nas suas receitas.

De acordo com a entidade, bancos como o ING, Societe Generale, Rabobank, Credit Agricole, Groupe BPCE e UBS são os que mais apareciam em operações de financiamento a estas empresas de 'commodities', nas quais destaca a Trafigura, Glencore, Gunvor, Vitol e Mercuria Energy, em meados de março deste ano.

A Fitch considerou "positivo" que a maioria dos grandes bancos europeus tenha mudado o seu enfoque para as maiores companhias desta área em anos recentes, reduzindo mesmo o seu financiamento, algo que "os coloca numa melhor posição para aguentar um stress potencial no setor e deverá mitigar qualquer pressão na qualidade dos ativos".

Leia Também: Já foram vendidos mais de 800 mil bilhetes para o Mundial'2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório