Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Câmara de Mangualde vai implementar comunidades de energia renováveis

A Câmara Municipal de Mangualde vai avançar com a implementação de três comunidades de energia renováveis (CER) no concelho -- industrial, urbana e rural --, para "estimular" o autoconsumo e sustentabilidade energética, anunciou hoje a autarquia.

Câmara de Mangualde vai implementar comunidades de energia renováveis
Notícias ao Minuto

17:45 - 14/03/22 por Lusa

Economia Energias Renováveis

Para isso, "têm decorrido trabalhos, com o objetivo de criar CER que favorecem o investimento em autoconsumo e a partilha de energia entre os consumidores, promovendo o acesso a energias verdes e mais económicas", afirma, numa nota de imprensa hoje divulgada, o município de Mangualde.

"A criação de comunidades de energia renováveis permite estimular o autoconsumo e, assim, a sustentabilidade energética das nossas empresas e famílias, baixando os custos energéticos e promovendo o acesso a fonte de energias verdes e limpas", defende o presidente da Câmara, citado na mesma nota.

Marco Almeida considera que "este é também um mecanismo que vai permitir, no futuro, o acesso a fundos comunitários na área da energia, um tema que está na ordem do dia, por causa não só pela transição energética, mas também pelos conflitos geopolíticos, que obrigam a um aceleramento desta mesma transição energética".

O executivo municipal de Mangualde diz que, numa primeira fase, "irá criar uma CER Industrial para rápida implementação do autoconsumo coletivo e partilhado entre as empresas das áreas empresariais" deste concelho do distrito de Viseu.

De acordo com a Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), as CER são "iniciativas de base comunitária" e "uma emergência", tendo em conta que "refletem uma flexibilização no recurso a fontes de energia renovável".

"Resultam em compromissos coletivos segundo um modelo de gestão, face a oportunidades e desafios oferecidos pelo contexto em que se inserem, e que se colocam a nível social, ambiental e económico na produção e uso local/regional de energia", esclarece.

A CER "permite que o auto consumidor, além de produzir e consumir, também possa ter atividades de partilha, armazenamento e de venda da energia excedente", isto, num regime em que "uma ou mais unidades de produção de energia renovável (UPAC) podem estar ligadas a um ou mais pontos de consumo", sublinha a DGEG.

Leia Também: Setúbal confirma suspensão parcial do PDM para energia renovável

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório