Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Governo vai reunir com associações de transporte de mercadorias

Transportadoras têm protestado devido ao aumento dos preços dos combustíveis.

Governo vai reunir com associações de transporte de mercadorias
Notícias ao Minuto

11:23 - 14/03/22 por Carmen Guilherme

Economia Combustíveis

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu, esta segunda-feira, que o Governo está a tentar “estudar as melhores medidas” no que diz respeito à subida dos preços dos combustíveis e adiantou que o Executivo vai reunir esta semana com o setor do transporte de mercadorias, em protesto devido a estes aumentos. 

“Nós estamos atentos, estamos a tentar estudar as melhores medidas”, começou por dizer o governante, que falava aos jornalistas à margem da inauguração da exposição comemorativa do 77.º aniversário da TAP, no Museu do Ar, em Sintra. 

“Não há milagres e temos todos de entender que percebendo e estando conscientes das dificuldades que os nossos transportadores estão a sentir, que as possibilidades de o Estado resolver não são ilimitadas e, por isso, nós vamos tentar encontrar soluções (…) vamos fazer esse esforço e temos reuniões marcadas com associações que representam o setor e é com elas que vamos trabalhar”, revelou.

O ministro lembrou que o Governo tem feito” um grande esforço” nesta matéria e reiterou que as possibilidades não são “ilimitadas”, sublinhando que a escalada do preço dos combustíveis se deve a uma conjuntura internacional, garantindo que o executivo "está atento e a estudar medidas".

“Quando nós puxamos a manta, estamos a descobri-la noutro sitio”, destacou. “E a verdade é que, em matéria de financiamento, estamos a passar todos coletivamente por uma dificuldade e, por isso, temos de ser muito cautelosos quando tomamos medidas que têm impacto financeiro e orçamental como é evidente”, completou.

Entretanto, em comunicado, a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) adiantou que a reunião terá lugar na quarta-feira. 

“Após muita insistência por parte da ANTP, fomos contactados durante o dia de ontem, para sermos recebidos na próxima quarta-feira pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, a fim de apresentarmos e discutirmos propostas a serem tomadas com efeitos imediatos que permitam aliviar a pressão sentida na tesouraria das empresas do nosso setor”, informaram.

Sublinhe-se que mais de duas centenas de empresários do setor do transporte de mercadorias avançaram esta segunda-feira com a paralisação de 20% das suas frotas, em protesto contra a subida dos preços dos combustíveis. 

Este domingo, em declarações à agência Lusa, Paulo Paiva, porta-voz da plataforma Sobrevivência pelo Setor, explicou que entre as reivindicações estão a redução nas portagens da classe quatro para a classe dois, a redução provisória de impostos, a redução direta no fornecedor do gasóleo profissional, a obrigatoriedade da anexação da variação do valor do combustível na fatura de frete ou o alargamento do gasóleo profissional a viaturas de peso igual ou superior a 7,5 toneladas. Para o porta-voz, estas são propostas exequíveis e que estão “ao alcance do Governo”.

Recorde-se que os preços dos combustíveis dispararam nas últimas semanas, atingindo os níveis mais altos da última década na Europa e nos EUA.

Em Portugal, o gasóleo sofreu na semana passada um agravamento superior a 14 cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficou cerca de oito cêntimos mais cara. A partir de hoje, o preço por litro do gasóleo deverá subir 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos – de acordo com as contas feitas pela Lusa com base nos números fornecidos pelo Governo para a redução do ISP.

[Notícia atualizada às 11h43]

Leia Também: Combustíveis hoje ficam mais caros. Preço do gasóleo sobe 13 cêntimos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório