Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Défice de 2021 pode já ter ficado abaixo dos 3%, estima Centeno

O governador do BdP prevê que o défice já terá ficado abaixo dos 3% em 2021.

Défice de 2021 pode já ter ficado abaixo dos 3%, estima Centeno
Notícias ao Minuto

10:46 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Economia Défice

O governador do Banco de Portugal (BdP) disse esta quarta-feira que Portugal poderá ter já cumprido a meta do défice de 3% no ano passado, em linha com as regras europeias, que atualmente estão suspensas. 

"Em 2021, o défice orçamental ficará muito próximo dos 3%, possivelmente cumprindo já os tratados orçamentais, ou seja, abaixo de 3%", disse Centeno, na 'Grande Conferência Vamos lá, Portugal', organizada pelo Jornal de Negócios e Millennium BCP.

O primeiro-ministro, António Costa, disse em janeiro que Portugal estará em condições de cumprir as regras orçamentais da Comissão Europeia em 2023, antecipando que o défice de 2021 seja menor do que o que prevê atualmente o Governo. 

Já no final de dezembro, recorde-se, o ministro das Finanças, João Leão, afirmou que Portugal vai conseguir fechar o ano de 2021 com um défice dentro da previsão de 4,3%, admitindo que se houver desvios será para ficar abaixo daquela meta.

Em junho de 2021, a Comissão Europeia confirmou que as regras de disciplina orçamental inscritas no PEC continuarão temporariamente suspensas em 2022, para permitir aos Estados-membros fazer face aos efeitos da crise da Covid-19.

Bruxelas considerou que a economia europeia continuará a necessitar de apoios também no próximo ano, prevendo por isso a desativação da cláusula apenas em 2023.

Leia Também: Timor-Leste volta a passar mil casos ativos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório