Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Quanto duram as notas? Umas "dois a três anos", outras "perto de 12 anos"

As notas de euro "não têm todas a mesma durabilidade", explica o Banco de Portugal. Quais são as que duram mais tempo?

Quanto duram as notas? Umas "dois a três anos", outras "perto de 12 anos"
Notícias ao Minuto

08:44 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Notas

As notas de euro têm todas o mesmo tempo de vida? Quantos duram? Este é o tema do mais recente episódio do podcast do Banco de Portugal (BdP) -  o BdP Podcast -, que revela que a durabilidade das notas depende se são de baixo ou de elevado valor. As que valem menos podem durar até três anos, mas as de 500 euros podem chegar aos 12 anos. 

Significa isto que as notas "não têm todas a mesma durabilidade". O BdP explica que "as de valor mais baixo têm menor tempo de vida: em média as notas de 5, 10, 20 e 50 euros duram entre dois a três anos". 

Em causa está o facto de serem utilizadas com "muita frequência como meio de troca, como são mais manuseadas estão mais expostas ao desgaste e vão-se deteriorando". 

Do lado oposto, como as notas de valor mais elevado são menos utilizadas tornam-se "mais duradouras". De acordo com o BdP, "o tempo médio de vida das notas de 100 e 200 euros varia entre oito e 10 anos, já as notas de 500 euros vivem perto de 12 anos". 

O BdP Podcast dá a conhecer as atividades desenvolvidas pelo BdP e aborda temas que podem ser úteis no dia-a-dia dos cidadãos, "sejam dicas para a utilização de serviços financeiros e de pagamentos ou informações sobre serviços disponibilizados a particulares e empresas", explica a instituição bancária.

O BdP Podcast está disponível no site do Banco de Portugal e nas plataformas Apple Podcasts, Stitcher, Spotify , Soundcloud e Google Podcasts.

Leia Também: 'Pensão na Hora' permite que pedidos possam "ser tratados de imediato"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório