Depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter afirmado que o homólogo russo, Vladimir Putin, estava a "brincar com o fogo", em jeito de aviso, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, respondeu ao norte-americano, ameaçando com a "Terceira Guerra Mundial".
"Relativamente às palavra de Trump sobre Putin estar a 'brincar com o fogo' e 'coisas muito más' acontecerem à Rússia, só sei de uma coisa realmente má – a Terceira Guerra Mundial. Espero que Trump entenda isso", escreveu Medvedev no X (ex-Twitter).
Recorde-se que, há dois dias, Trump acusou também Vladimir Putin de estar "completamente louco", expressando desagrado com a falta de avanços nas negociações para um cessar-fogo na Ucrânia e com a continuação dos ataques russos contra território ucraniano.
Regarding Trump's words about Putin "playing with fire" and "really bad things" happening to Russia. I only know of one REALLY BAD thing — WWIII.
— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) May 27, 2025
I hope Trump understands this!
Moscovo intensificou a ofensiva no passado fim de semana, com um ataque recorde com drones que causou pelo menos 13 mortos na madrugada de domingo, segundo as autoridades ucranianas.
Trump falou há uma semana com o homólogo russo durante uma conversa telefónica de quase duas horas. Na altura, mostrou-se positivo, e excluiu qualquer pressão adicional sobre Moscovo.
Os governos russo e ucraniano mantiveram os primeiros contactos diretos em mais de três anos na Turquia, a 16 de maio, o que resultou no único compromisso tangível: a troca de mil prisioneiros de cada lado.
Leia Também: Estados da ASEAN preocupados com taxas de Trump reunem-se com China e CCG