Previsões pioram: Que inflação estimam os consumidores na zona euro?

Os consumidores preveem uma inflação de 3,1% na zona euro nos próximos 12 meses, o nível mais alto desde fevereiro de 2024, que compara com os 2,9% que estimavam no inquérito de março do Banco Central Europeu (BCE).

Notícia

© KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP via Getty Images

Lusa
28/05/2025 13:08 ‧ ontem por Lusa

Economia

BCE

 

 

No inquérito de abril publicado hoje pelo BCE, a inflação percecionada pelos consumidores ao longo do último ano (interanual) permaneceu, no entanto, estável em 3,1%, o nível mais baixo desde setembro de 2021.

Na pesquisa de março também estimavam a inflação em 3,1%, mantendo-se este indicador inalterado pelo terceiro mês consecutivo.

Assim, e pela primeira vez desde julho de 2021, as expectativas de inflação para os próximos 12 meses não se situam abaixo da inflação interanual percebida, fixando-se ambas em 3,1%.

Em termos interanuais, a taxa de inflação na zona euro manteve-se em 2,2% em abril, tal como em março.

De acordo com a amostra, as expectativas de inflação para os próximos três anos mantiveram-se em 2,5% e para os próximos cinco anos em 2,1%.

Já a incerteza sobre as expectativas de inflação para os próximos 12 meses aumentou em abril para o nível de junho de 2024.

Em abril, os consumidores da zona euro previram uma contração económica de 1,9% nos próximos 12 meses (contração de 1,2% no inquérito de março) e uma taxa de desemprego de 10,5% (10,4% em março).

Os consumidores da zona euro preveem ainda que o mercado de trabalho se manterá estável.

O BCE realiza mensalmente um inquérito virtual às expectativas dos consumidores junto de cerca de 19.000 adultos de 11 países da zona euro: Bélgica, Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Áustria, Portugal e Finlândia.

Leia Também: A segurança não passa só pelo condutor! Dicas para ser um bom passageiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas