Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Recorde à vista? Eletricidade dispara para 287,78€/MWh no mercado ibérico

Esta terça-feira, o preço da eletricidade dispara para 287,78 euros por megawatt hora (MWh), perto do valor recorde, de acordo com dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário.

Recorde à vista? Eletricidade dispara para 287,78€/MWh no mercado ibérico
Notícias ao Minuto

08:55 - 14/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

A escalada do preço da eletricidade no mercado grossista prossegue. Esta terça-feira, o preço dispara para 287,78 euros por megawatt hora (MWh), o que estabelece um novo recorde, de acordo com dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE). 

Ao que indica o El País, há três fatores a impulsionar esta subida de 7% de um dia para o outro: a ausência de vento, o aumento do preço do gás natural e o aumento dos direitos de emissão de dióxido de carbono. 

Com este aumento, o preço fica muito próximo do recorde estabelecido a 7 de outubro, altura em que a eletricidade no mercado ibérico ascendeu aos 288,53 euros por MWh. 

Contudo, o jornal espanhol lembra que a situação poderia ser pior, caso não se verificasse um bom desempenho da energia solar fotovoltaica, que nos últimos dias tem contribuído mais do que é normal para o mês de dezembro. 

Notícias ao Minuto Preço da eletricidade no mercado ibérico está muito próximo de recorde© OMIE

Por cá, recorde-se, segundo a proposta tarifária da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para os consumidores domésticos de eletricidade no mercado regulado, o preço da luz deverá subir 0,2% no próximo ano, face à média do ano em curso, mas - se considerados os dois aumentos intercalares - o preço da eletricidade proposto cairá 3,4%.

Depois do "parecer do Conselho Tarifário e da análise das questões levantadas por este órgão da ERSE, o Conselho de Administração aprova, até ao dia 15 de dezembro, as tarifas e preços para a energia elétrica que vigorarão a partir de 1 de janeiro de 2022", diz o regulador

Isto significa que o valor definitivo será confirmado já esta quarta-feira. 

Leia Também: Afinal, o que vai acontecer à sua fatura da luz no próximo ano?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório