Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Estrutura dedicada ao empreendedorismo com sede no Pavilhão de Portugal

A sede da estrutura europeia dedicada ao empreendedorismo ESNA será no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, anunciou hoje o ministro da Economia, durante uma visita às obras que decorrem naquele pavilhão.

Estrutura dedicada ao empreendedorismo com sede no Pavilhão de Portugal
Notícias ao Minuto

14:48 - 03/11/21 por Lusa

Economia Web Summit:

"Isto é uma pequeníssima instituição [ESNA] que tem essencialmente por função coordenar esforços de todos os Estados-membros, contamos ter cerca de 10 pessoas a título permanente, estamos neste momento num processo de recrutamento internacional para verificar quem será o diretor desta aliança, é um processo que estará aberto em todo o continente", afirmou o governante aos jornalistas, no final da visita ao Pavilhão de Portugal.

A Europe Startup Nations Alliance (ESNA), hoje anunciada na Web Summit, é a primeira entidade com a missão de apoiar os governos europeus na melhoria das condições estruturais para as 'startups', para garantir que possam crescer em qualquer estágio do seu ciclo de vida, segundo a Comissão Europeia.

"O financiamento é assegurado, por um lado, por Portugal, cerca de 1,5 milhões de euros por ano, complementado com verbas diretas da União Europeia, este é o arranque deste projeto, se tivermos sucesso vamos ver que escala isto pode ganhar", acrescentou o ministro, que visitou o pavilhão acompanhado por uma comitiva de representantes de alguns dos Estados-membros.

Sobre quando é a ESNA começa a estar operacional, Pedro Siza Vieira disse contar "ter no início do próximo ano [...] o núcleo inicial a funcionar".

Do ponto de vista de instalações físicas, "aquilo que esperamos é que em meados do próximo ano tenhamos este pavilhão magnífico de volta ao serviço do público e da universidade, mais diretamente, e também aqui com as instalações da ESNA", acrescentou.

Esta agência [a ESNA] "tenta fazer do continente europeu, da nossa União Europeia, de facto, um continente para 'startups', nós temos alguns países que têm muito sucesso em atrair 'startups' e empreendedores, que têm grandes ideias para servir o mundo, mas continuamos a ter limitações ao crescimento das nossas empresas", explicou o ministro.

"Temos supostamente um mercado único europeu, mas na esfera digital, na verdade, temos muitas barreiras, temos regras diferentes, temos sistemas regulatórios diferentes, e precisamos de assegurar que cada empresa, cada boa ideia de um empreendedor europeu tem a possibilidade de rapidamente crescer e, independentemente de ter nascido na Estónia ou em Portugal, possa chegar facilmente ao conjunto do mercado europeu", salientou.

E esta aliança "tem por propósito assegurar que oferecemos isso aos empreendedores e às 'startups' europeias", reforçou Pedro Siza Vieira.

O arranque da ESNA espelha também a colaboração entre os Estados-membros.

"Porque muitas das decisões que constrangem o crescimento das nossas 'startups' e o seu nascimento tem a ver com os Estados-membros lançámos durante a presidência portuguesa esta ideia da aliança das nações, identificámos um conjunto de pressupostos que fazem os ecossistemas ter mais sucesso e todos os Estados se comprometeram em monitorizar o avanço que cada um faz relativamente ao cumprimento desses pressupostos, aquilo a que chamamos o European Startup Nation Standards, temos agora um caminho claro", reforçou o ministro da Economia e da Transição Digital.

"Temos uma instituição para dinamizar e monitorizar esse trabalho e medir para os cidadãos e para as empresas aquilo que efetivamente estamos a fazer, foi por isso que criámos esta associação, que vai ter sede aqui no Pavilhão de Portugal, que agora como sabem foi cedido à Universidade de Lisboa", salientou.

Pedro Siza Vieira considerou "muito importante" o envolvimento da universidade neste projeto.

"É bom associar-nos à Universidade de Lisboa, a maior universidade do país, para podermos aqui instalar a ESNA", rematou.

Leia Também: Adepto cumpre pena de prisão por insultos racistas na final do Euro2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório