Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

A preparar o carro para as férias? Sete dicas para garantir a segurança

Tome nota destas dicas para garantir umas férias seguras.

A preparar o carro para as férias? Sete dicas para garantir a segurança
Notícias ao Minuto

14:59 - 23/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

Muitos já as gozaram, mas outros ainda só agora estão a preparar as suas férias. Se é o seu caso e está a preparar-se para viajar de automóvel, saiba que o Mundo Z da Zurich preparou um conjunto de sete conselhos práticos a adotar antes de se 'fazer à estrada'. Tome nota. 

1. Analise a pressão dos pneus.

"Sendo estes um dos elementos que interfere diretamente na segurança do carro, importa verificar a sua pressão mensalmente – e especialmente antes de partir de férias, por forma a garantir que a pressão dos pneus está adequada ao número de passageiros, bem como ao peso da bagagem transportada. Verifique, ainda, o estado e o nível de desgaste dos pneus.

2. Dê prioridade à manutenção.

"Verifique também se os principais componentes do automóvel estão a funcionar corretamente. Se, no dia a dia, mantém o seu automóvel parado por períodos prolongados, este conselho reveste-se de especial importância: não deixe de contar com o apoio especializado de uma oficina ou com a ajuda do seu mecânico. Dê particular atenção ao nível do óleo – que deverá ser verificado quando o motor estiver frio e o carro parado num local plano – do líquido de refrigeração, estado das correias e estado da bateria."

3. Verifique e torne a verificar os básicos.

"Lembre-se de fazer um teste geral aos aspetos básicos do seu automóvel antes da partida, tais como confirmar se os travões estão a funcionar corretamente, se as escovas do limpa-para-brisas estão em bom estado, ou se todas as luzes estão operacionais."

4. Acondicione bem a bagagem.

"Para o conseguir, opte por colocar primeiro as peças de bagagem mais pesadas, deixando as mais leves para o final. Caso o nível de carga de bagagens fique acima do encosto do banco de trás, deverá usar uma rede de compartimento, para evitar que a carga se disperse em caso de travagem brusca. Se tem muita carga para transportar, uma alternativa passa por recorrer a uma caixa de bagagem transportada no tejadilho – nesta situação, verifique o peso, a largura e o comprimento máximos que a caixa pode ter."

5. Não se esqueça de levar os documentos.

"Antes de pôr as mãos ao volante, certifique-se de que leva consigo os documentos do automóvel, bem como os documentos dos passageiros. Porque os imprevistos não escolhem hora ou dia é importante levar consigo o número da apólice do seu seguro automóvel, para o caso de ser necessário acioná-lo."

6. Estude bem o trajeto e as paragens a fazer pelo caminho e calcule o tempo da viagem.

"A tecnologia pode ajudá-lo, em especial algumas aplicações móveis que identificam os caminhos mais rápidos e os locais mais adequados para uma pausa. Evite fazer percursos muito longos nas horas de maior calor ou trânsito, sobretudo se viajar com crianças e/ou com animais de estimação."

7. Proteja os seus filhos.

"Se vai viajar com crianças, assegure-se que elas estão corretamente sentadas na cadeira ou no banco elevatório. Confirme se os assentos estão bem fixos e instalados e, se possível, proteja os vidros com cortinas para-sol. Não se esqueça de levar água e alimentos para o percurso e brinquedos para entreter os mais pequenos."

Leia Também: Vem ou vai de férias? Veja as recomendações a ter em conta na estrada

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório