Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"À medida que temos mais vacinados, podemos olhar para outras atividades"

Governo clarifica novas regras aplicáveis à restauração no contexto do combate à Covid-19.

"À medida que temos mais vacinados, podemos olhar para outras atividades"
Notícias ao Minuto

18:08 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Siza Vieira

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, deu esta segunda-feira uma conferência, a partir da Casa da Música, na cidade do Porto, para clarificar as novas regras aplicadas à restauração no contexto do combate à pandemia.

O governante começou por explicar que o objetivo das novas regras da restauração, como a apresentação de certificado, ou a necessidade de teste negativo à Covid-19 aos fins-de-semana,  procuram evitar o encerramento dos restaurantes, admitindo, contudo, que "as medidas foram apresentadas muito em cima da hora".

"O Governo quis permitir que imediatamente estas atividades pudessem exercer nos 33 concelhos de risco e por isso houve muito pouco tempo de intervalo", esclareceu.

Questionado sobre o possível alargamento da medida a outros setores, como é o caso das discotecas, encerradas desde março de 2020, o ministro reconheceu que a situação está a ser estudada.

"À medida de que vamos tendo mais gente vacinada, vamos reduzindo o risco de contágio e podemos começar a olhar para outras atividades", afirmou, acrescentando que, tal como já está a acontecer "em muitos países europeus", a apresentação do certificado digital ou teste está a ser pensado para diversas atividades que permanecem encerradas, como por exemplo, para aulas de grupo, nos ginásios.

"Algumas atividades que permanecem encerradas poderão, se a população estiver satisfeita, assegurar um funcionamento nestas condições", referiu, exemplificando com a situação dos parques aquáticos dos concelhos de risco mais elevado que se encontram, neste momento, encerrados.

Já sobre a realização dos autotestes, Siza Vieira garantiu que o Governo reconhece "a possibilidade de autotestes poderem ser realizados à porta dos estabelecimentos, por um profissional de saúde ou numa farmácia".

Recorde-se que, neste momento, os restaurantes dos concelhos de risco elevado e muito elevado podem funcionar até às 22h30, contudo, às sextas-feiras, a partir das 19h, e aos sábados, domingos e feriados, durante todo o dia, o acesso ao seu interior só é permitido a quem tiver certificado digital ou teste negativo.

A limitação do número de pessoas por mesa mantém-se em quatro pessoas no interior e em seis na esplanada.

No que diz respeito aos hotéis e alojamentos locais, a regra é válida para todos os concelhos do território continental: Exige-se teste negativo ou certificado digital.

Leia Também: AO MINUTO: Autoagendamento continua a avançar; Bolsonaro investigado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório