Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comissões de trabalhadores da banca apelam à participação na manifestação

A comissão coordenadora das comissões de trabalhadores do setor bancário apelou hoje à participação na manifestação nacional convocada por sete sindicatos da banca, a realizar na terça-feira, frente à Assembleia da República, em Lisboa.

Comissões de trabalhadores da banca apelam à participação na manifestação
Notícias ao Minuto

16:17 - 09/07/21 por Lusa

Economia Banca

"Apelamos a todas as Comissões de Trabalhadores do setor bancário para se associarem e estarem presentes na grande manifestação nacional de bancários a realizar no próximo dia 13, a fim de demonstrar a nossa revolta e poder defender os direitos dos trabalhadores que tão maltratados têm sido nos últimos anos", afirma a comissão coordenadora, em comunicado.

A estrutura congratula-se com a "união dos sete sindicatos bancários" que convocaram a manifestação, sublinhando que o setor financeiro "tem tido e continua a ter um papel importantíssimo ao longo desta crise pandémica, na recuperação económica portuguesa" e que a banca já vem, por isso, apresentando resultados positivos.

"Apesar do grande esforço desenvolvido pelos trabalhadores bancários, os banqueiros vêm agora dizer que as condições de mercado se alteraram com a pandemia e com o acelerar da digitalização, estando a ameaçar um grande número de trabalhadores com processos de despedimento coletivo e a intimidar os trabalhadores a aceitarem a perda dos seus postos de trabalho, ao pressioná-los a aceitar acordos de rescisão com compensações miseráveis, em suma um autêntico massacre", diz a comissão coordenadora.

No documento, a estrutura refere "o encerramento de centenas de balcões e a redução de milhares de postos de trabalho, nomeadamente os pré-anúncios de despedimentos coletivos no Santander Totta e Millennium BCP, processos de redução no Novo Banco, Montepio Geral, CGD, entre outros".

"A todos os trabalhadores atingidos, manifestamos a nossa solidariedade e pedimos-lhes que se associem à manifestação, a fim de continuarem a defender os postos de trabalho, em conjunto com todas as estruturas representativas dos trabalhadores, de modo a pôr cobro a este terror", reforça a comissão coordenadora.

Na segunda-feira, os sete sindicatos do setor bancário anunciaram, em comunicado, que marcaram uma manifestação conjunta para dia 13, na Assembleia da República (AR), contra a "destruição de postos de trabalho" em vários bancos.

O protesto foi convocado pelo Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), MAIS Sindicato, Sindicato dos Bancários do Norte (SBN), Sindicato Independente da Banca (SIB), Sindicato dos Bancários do Centro (SBC), Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) e Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira (SinTAF).

Leia Também: Proteção Civil emite aviso à população face ao perigo de incêndio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório