Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FMI alivia dívida do Sudão por mais de 19.500 milhões de euros

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou terça-feira que aprovou um alívio da dívida do Sudão no valor total de 23.300 milhões de dólares (19.533 milhões de euros), dentro de uma iniciativa conjunta com o Banco Mundial,

FMI alivia dívida do Sudão por mais de 19.500 milhões de euros
Notícias ao Minuto

00:26 - 30/06/21 por Lusa

Economia FMI

De acordo com ambas as entidades, esta é a maior operação do programa dos Países Pobres Muito Endividados (HIPC na sigla inglesa), que beneficiou anteriormente 37 nações.

Em comunicado, a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, felicitou o Governo e o povo sudanês pelos "seus esforços inabaláveis durante o ano passar para alcançar este marco histórico em condições desafiantes exacerbadas pela pandemia de covid-19".

Georgieva referia-se a várias reformas económicas implementadas nos últimos meses pelo executivo do primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, como eliminar os enormes subsídios de combustível, um pedido expresso do FMI.

"O Sudão deve manter e ampliar a implementação destas reformas e, ao fazê-lo, pode contar com o apoio contínuo do FMI para assegurar um futuro mais próspero", acrescentou.

O Sudão, cuja inflação supera os 370% atualmente, sofre uma grave crise de produtos básicos como pão, farinha e combustíveis, devido à desvalorização da moeda local frente ao dólar, sobretudo no mercado negro.

Leia Também: Portugal apoia distribuição do 'novo capital' do FMI pelo Banco Africano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório