Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Finanças: Apoios às empresas "dispararam até abril" para 1.588 milhões

Montante já supera o valor gasto em todo o ano de 2020, de acordo com o Governo. O gabinete de João Leão destaca ainda que a "manutenção da capacidade produtiva das empresas está a ser essencial para a fase de forte recuperação da economia que já se está a assistir". 

Finanças: Apoios às empresas "dispararam até abril" para 1.588 milhões
Notícias ao Minuto

09:36 - 20/05/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Finanças

O Ministério das Finanças anunciou, esta quinta-feira, que os apoios às empresas "dispararam até abril" para 1.588 milhões de euros. "Este montante já supera o valor gasto em todo o ano de 2020 e representa mais do dobro do valor orçamentado para 2021", refere o gabinete do ministro João Leão, em comunicado enviado às redações.

Entre janeiro e abril, o Programa Apoiar.pt foi a medida com mais peso: 780,9 milhões de euros; seguindo-se o lay-off simplificado (336,7 milhões de euros), o apoio à retoma progressiva (314,9 milhões de euros) e o incentivo à normalização (155,7 milhões de euros).

A tutela diz que "estes apoios confirmam o compromisso do Governo de que não hesitaria em reforçar os apoios às empresas em função da evolução da pandemia". 

O Executivo sublinha ainda que a taxa de desemprego de março, de 6,5%, "prova a eficácia destas medidas" e destaca que este valor "compara com uma taxa de desemprego que chegou aos 17,5% na anterior crise e situa-se muito abaixo dos 8,3% do conjunto da zona euro".

O gabinete de João Leão destaca ainda que a "manutenção da capacidade produtiva das empresas está a ser essencial para a fase de forte recuperação da economia que já se está a assistir". 

Na semana passada, em reação às previsões económicas da Comissão Europeia, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse estar confiante que Portugal vai apresentar um crescimento "muito forte" e que o país caminha a passos largos para o fim do túnel. 

[Notícia atualizada às 09h45]

Leia Também: "Estamos a aproximar-nos a passos largos do fim do túnel", diz João Leão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório