Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

"Estamos a aproximar-nos a passos largos do fim do túnel", diz João Leão

O ministro das Finanças está confiante que Portugal vai registar um "crescimento muito forte".

"Estamos a aproximar-nos a passos largos do fim do túnel", diz João Leão
Notícias ao Minuto

11:16 - 12/05/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse, esta quarta-feira, que está confiante que Portugal vai apresentar um crescimento "muito forte" e que o país caminha a passos largos para o fim do túnel, no seguimento das previsões económicas divulgadas por Bruxelas

"Estamos a aproximar-nos a passos largos do fim do túnel. A recuperação está em andamento. Estou confiante que Portugal apresentará um crescimento muito forte. Não podemos agora perder o foco. Vamos manter os apoios para os setores mais afetados para assegurar uma recuperação inclusiva. A resiliência das nossas empresas e trabalhadores foi exemplar, e a recuperação rápida será prova disso", disse João Leão, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A Comissão Europeia (CE) reviu hoje em baixa o crescimento económico esperado para Portugal este ano, apontando agora para 3,9%, quando em fevereiro esperava 4,1%, de acordo com as previsões económicas de primavera.

"As projeções macroeconómicas e das finanças públicas da CE estão próximas das estimativas do Governo, confirmando a credibilidade do Programa de Estabilidade português", adianta o Ministério das Finanças. 

Apesar do confinamento no arranque deste ano, o gabinete de João Leão diz que os "sinais de retoma já são evidentes e as previsões da Comissão confirmam um crescimento forte para a economia portuguesa". 

Por outro lado, a Comissão Europeia melhorou a sua perspetiva quanto à taxa de desemprego em Portugal este ano, apontando agora para os 6,8%, quando em novembro do ano passado esperava 7,7%.

"Estas estimativas da CE vêm confirmar a resiliência do mercado de trabalho português e a eficácia das medidas de apoio às empresas e proteção ao emprego", adianta ainda o Ministério das Finanças. 

Leia Também: Espanha será o país com maior crescimento da economia em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório