"Quem cumpre os pagamentos a tempo e horas deve ter incentivos fiscais"

Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) defende que "devem ser tomadas medidas, por exemplo, quem cumpre os pagamentos a tempo e horas deve ter incentivos fiscais, contribuindo para a mudança de comportamentos".

bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
08/07/2025 09:53 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Paula Franco

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) defendeu que quem cumpre os pagamentos nas datas corretas deve ter incentivos fiscais,  considerando que o cumprimento do calendário é um dos fatores que dá mais produtividade e sustentabilidade às empresas. 

 

"Os números estão longe de ser os desejáveis. Há ainda muito a mudar. Defendo que devem ser tomadas medidas, por exemplo, quem cumpre os pagamentos a tempo e horas deve ter incentivos fiscais, contribuindo para a mudança de comportamentos", disse Paula Franco, no final da semana passada, no auditório do Banco Santander, em Lisboa, durante a conferência promovida pelo 'Compromisso Pagamento Pontual', subordinada ao tema 'O impacto de pagar a horas'.

Na opinião da bastonária, "pagar a horas é dos fatores que mais produtividade e sustentabilidade traz às empresas".

Paula Franco defendeu que a "falta de organização interna das empresas é, por vezes, um fator com mais peso do que os problemas de tesouraria".

"Urge mudar o chip, pagar o quanto antes e não esperar até ao último dia em que vence a fatura", acrescentou.

Redução das taxas do IRS é

Redução das taxas do IRS é "necessária" e "positiva"

A bastonária da Ordem dos Contabilistas, Paula Franco, considerou hoje que a anunciada redução das taxas do IRS é "necessária" e "positiva", abrangendo sobretudo a classe média, que "suporta a maior parte" dos impostos sobre o rendimento.

Lusa | 13:42 - 26/06/2025

A bastonária deu o exemplo da plataforma colaborativa TOConline, que "graças à integração dos sistemas, permite disponibilizar informação atempada aos empresários, alertando-os para eventuais atrasos verificados nos pagamentos". 

Num comunicado divulgado, a OCC revelou que na mesma conferência foi conhecido o estudo da Informa D&B Portugal sobre os pagamentos em Portugal e na Europa, relativos a 2025: "Em maio deste ano apenas 20% das empresas em Portugal cumpriam os prazos de pagamento acertados com os fornecedores. Ou seja, só 20 em cada 100 empresas em Portugal paga a tempo e horas, o mesmo é dizer que 80 de 100 não cumprem".

Apenas uma em cada cinco empresas portuguesas cumpre prazos de pagamento

Apenas uma em cada cinco empresas portuguesas cumpre prazos de pagamento

Apenas uma em cada cinco empresas portuguesas cumpre prazos de pagamento, segundo um estudo da Informa D&B hoje divulgado, que conclui ainda que Portugal está cada vez mais afastado da média europeia neste campo.

Lusa | 15:09 - 04/07/2025

O incumprimento é transversal a todos os setores e regiões. Por dimensão, o incumprimento é maior nas grandes empresas, pois só 4% das grandes empresas cumprem prazos de pagamento.

"O nosso país aparece na listagem dos cinco mais mal cotados, posicionando-se cada vez mais longe da média europeia", segundo a investigação, apresentada nas suas linhas gerais por Augusto Castelo Branco, abrangeu, na sua 11.ª edição, um universo superior a 300 empresas, ainda segundo a OCC. 

O 'Compromisso Pagamento Pontual' é uma iniciativa dinamizada pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), OCC (Ordem dos Contabilistas Certificados), IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica). A OCC aderiu a esta iniciativa em fevereiro de 2020.

 

Leia Também: Chanceler britânica do Tesouro alerta para novos aumentos de impostos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas