A easyJet esclareceu, esta terça-feira, que vai continuar a permitir que os seus passageiros levem consigo uma mala com as dimensões 45 x 36 x 20 cm, mesmo depois de a Airlines for Europe (A4E) ter uniformizado, na semana passada, a dimensão da bagagem de mão gratuita que normalmente é colocada debaixo do assento da frente nos 40 × 30 × 15 cm.
"Saudamos a uniformização do tamanho garantido para o 'artigo pessoal' da bagagem de cabine que foi acordado entre as companhias aéreas europeias. Embora a easyJet já disponha de uma medida mais generosa, que se manterá, acreditamos que esta medida irá esclarecer os consumidores sobre o tamanho mínimo da bagagem que podem levar quando viajam em qualquer companhia aérea membro da associação", pode ler-se num esclarecimento enviado ao Notícias ao Minuto.
Mesmo perante a decisão da A4E, da qual a easyJet faz parte, a companhia aérea assegura que os seus passageiros "podem continuar a levar gratuitamente para bordo uma mala de cabina por pessoa, com uma dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm (incluindo pegas e rodas) e um peso máximo de 15 kg", segundo a mesma nota divulgada.
A medida da A4E, refira-se, vem no seguimento de uma decisão, a 5 de junho, dos ministros dos Transportes da União Europeia (UE) sobre direitos dos passageiros das transportadoras aéreas.
As companhias têm ainda de dar informação clara sobre as dimensões do objeto autorizado, em formato claro e acessível, das dimensões e peso máximos da bagagem que podem levar consigo na cabina.
A decisão europeia resulta de acórdão do Tribunal de Justiça da UE, que decretou que o transporte de bagagem de mão não pode ser objeto de uma sobretaxa, desde que satisfaça requisitos razoáveis em termos de peso e dimensões e cumpra os requisitos de segurança aplicáveis.
Na segunda-feira, a DECO PROTeste explicou que a "mala gratuita que pode ser transportada a bordo da cabine dos aviões, debaixo do assento da frente (chamada "objeto" ou "item pessoal"), vai passar a ter um tamanho único em várias companhias aéreas", sendo que a "solução resulta de um acordo entre as companhias aéreas membros da associação Airlines for Europe, da qual fazem parte companhias como a TAP, a Lufthansa, a Air France, a KLM ou a EasyJet".
Assim, "com este acordo, as medidas máximas do item pessoal passam a ser de 40x30x15 cm em todas as companhias que fazem parte da Airlines for Europe", sendo que a "medida deverá entrar em vigor até ao final do verão deste ano".
Sublinhou, contudo, que, "ainda assim, algumas das companhias aéreas incluídas neste acordo continuarão a permitir itens pessoais maiores no momento de embarque", como é o caso da easyJet que decidiu manter o tamanho ligeiramente superior.
Leia Também: Associação europeia A4E uniformiza tamanho da bagagem de cabine grátis