Já pode investir em OTRV. Sabe o que são e como funcionam? Quanto rendem?

Está a decorrer, até ao dia 15 de julho, uma nova emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), lembrou o Ministério das Finanças, esta segunda-feira. Saiba como funcionam.

Já pode investir em OTRV. Sabe o que são e como funcionam? Quanto rendem?

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
07/07/2025 11:05 ‧ há 3 horas por Beatriz Vasconcelos

Economia

Investimento

Arrancou uma emissão de uma nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), com um pagamento de juros em janeiro e julho de cada ano. Podem ser subscritas até 15 de julho: sabe como funcionam?

 

Na prática, são uma alternativa ao Certificados de Aforro, conforme o Notícias ao Minuto já explicou neste artigo

As OTRV são "valores mobiliários escriturais, regidos pela lei portuguesa, representativos de empréstimos de médio e longo prazo da República Portuguesa", explica a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), acrescentando que "são criadas com o propósito de impulsionar o mercado de dívida pública, através da diversificação dos instrumentos de dívida pública e dos canais de distribuição disponibilizados aos investidores e do alargamento da base de investidores da República Portuguesa". 

"Esta emissão, com vencimento em julho de 2031, inclui uma oferta de subscrição ao público em geral e uma oferta de troca dirigida aos detentores das atuais obrigações", explica o Ministério das Finanças, numa publicação partilhada, esta segunda-feira, nas redes sociais. 

Quanto rendem?

Segundo a tutela, têm uma "remuneração semestral indexada à Euribor a 6 meses, acrescida de um prémio 0,25%".

"Estas obrigações visam contribuir para estimular a poupança de médio e longo prazo, oferecendo um título de dívida pública semelhante às tradicionais Obrigações do Tesouro mas com remuneração variável", sublinha o gabinete do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

O IGCP destaca as seguintes principais características destes produtos: 

  • o valor nominal de cada OTRV corresponde a 1.000,00 euros (mil euros); 
  • o limite máximo de subscrição por cada investidor é de 1.000.000,00 de euros (um milhão de euros), correspondente 1 000 (mil) obrigações; 
  • a taxa de juro nominal aplicável é variável; 
  • as OTRV são emitidas por prazos até 10 anos, sendo o seu reembolso efetuado na data de maturidade respetiva ao valor nominal e de uma só vez. 
É lançada hoje uma alternativa aos Certificados de Aforro. Quanto rende?

É lançada hoje uma alternativa aos Certificados de Aforro. Quanto rende?

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) emite esta quarta-feira uma nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. Na prática, são mais um instrumento de poupança para os portugueses. Conheça-as aqui.

Beatriz Vasconcelos | 09:10 - 02/07/2025

Quais as diferenças entre as OTRV e os Certificados de Aforro?

O IGCP explica também que, "à semelhança de outros instrumentos de retalho, a emissão das OTRV promove a aplicação da poupança de médio e longo prazo dos aforradores em títulos de dívida com caraterísticas idênticas às Obrigações do Tesouro, embora com remuneração variável". 

Ou seja, tanto os Certificados de Aforro como as OTRV remuneram os investidores com base na variação das Euribor, mas a remuneração dos primeiros é logo definida.

Além disso, as OTRV podem ser negociadas no mercado secundário na Euronext Lisboa.

Arranca hoje emissão de nova série de obrigações para o retalho

Arranca hoje emissão de nova série de obrigações para o retalho

O preço de subscrição é assim de mil euros por cada Obrigação do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) julho 2031, sendo, por sua vez, a contrapartida pela troca de cada OTRV julho 2025 uma OTRV julho 2031.

Lusa | 07:11 - 02/07/2025

Leia Também: Petrobras procura investimento chinês para melhorar transporte marítimo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas