Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo homenageia trabalhadores das instituições de segurança social

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, homenageou hoje 14 trabalhadores num gesto simbólico de reconhecimento de "todo o trabalho que, no último ano, fizeram ao serviço dos outros".

Governo homenageia trabalhadores das instituições de segurança social
Notícias ao Minuto

20:37 - 10/05/21 por Lusa

Economia Governo

Foi assim que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social decidiu celebrar, dois dias mais tarde, o dia nacional da Segurança Social, que se assinalou no sábado, distinguido simbolicamente e pela primeira vez no âmbito dessa data um conjunto de profissionais.

"São 14 trabalhadoras e trabalhadores da Segurança Social e das instituições da Segurança Social, [distinguidos] como forma de reconhecer todo o trabalho que, no último ano, fizeram ao serviço dos outros", explicou à Lusa a ministra Ana Mendes Godinho.

Esses profissionais representam diferentes áreas e dimensões também da resposta à pandemia da covid-19 e, sobretudo, a importância do estado social e do sistema de proteção social.

"Homenageamos trabalhadores dos organismos do ministério que representam a segurança social, mas também trabalhadores de lares", exemplificou a ministra.

Na lista dos 14 profissionais distinguidos, que foram indicados pelas próprias instituições, estão representados, por exemplo, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Contam-se também representantes de instituições de outras áreas, como o INATEL, pela colaboração com a segurança social, o Instituto Nacional para a Reabilitação, o projeto COmVIDas, e vários lares, estruturas residenciais para idosos e misericórdias.

De acordo com a governante, foi a primeira vez que o Governo celebrou o dia nacional da Segurança Social desta forma, homenageando os trabalhadores do setor.

"Foi exatamente no ano em que o estado social respondeu quando tudo o resto falhou", sublinhou Ana Mendes Godinho, explicando que os profissionais distinguidos receberam uma obra produzida por um artista da associação Manicómio, que promove a arte para pessoas com deficiência mental.

Para o futuro, a ministra disse que a Segurança Social está focada no apoio às instituições e na modernização do sistema informático, referindo como exemplo o novo portal, lançado no sábado.

"Temos um grande investimento na segurança social mais digital e também nas novas respostas de atendimento", afirmou, acrescentando que a missão é "descomplicar e simplificar", aumentando também assim a inclusão no acesso aos serviços.

Leia Também: Casal confessa que inventou filhos mas diz querer ressarcir a Seg. Social

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório