Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de metade das empresas portuguesas não cumpriram objetivos em 2020

Mais de metade dos gestores afirmam que as suas empresas não cumpriram os objetivos para 2020 e 35% indicam que a faturação, no primeiro trimestre deste ano, ficou entre 5% a 20% abaixo do previsto, segundo um barómetro do Kaizen.

Mais de metade das empresas portuguesas não cumpriram objetivos em 2020
Notícias ao Minuto

15:27 - 26/03/21 por Lusa

Economia Estudo

Em comunicado, o instituto adiantou que 57% dos gestores inquiridos afirmam que a sua empresa "ficou aquém dos objetivos traçados para 2020. Por outro lado, 25% afirmam ter cumprido as metas definidas e 18% referem tê-las ultrapassado".

As vendas (56%), a gestão e a motivação dos recursos humanos (39%) e a produtividade (38%) foram as áreas mais impactadas pelo segundo confinamento.

Por sua vez, 35% dos inquiridos notaram que a pandemia de covid-19 fez com que a faturação das empresas, no primeiro trimestre de 2021, ficasse entre 5% e 20% abaixo do esperado, enquanto 11% referiram que o volume de negócios foi entre 20% e 50% inferior ao previsto.

Já as empresas geridas por 33% dos inquiridos cumpriram o orçamento e 15% disseram que a faturação ultrapassou o previsto entre 5% e 20%.

Segundo o barómetro, o grau de confiança dos gestores na economia portuguesa é de 10,4, numa escala de 0 a 20, mantendo-se estável face ao inquérito de junho, mas ligeiramente superior ao de abril de 2020 (8,4).

O Governo, por seu turno, recebeu pela gestão da pandemia 9,7 pontos, numa escala de 0 a 20.

Quase metade (45%) dos gestores indicaram já ter começado ou estar a planear a revisão do plano estratégico da sua empresa de três a cinco anos, de modo a responder ao atual contexto e à "expectável retoma da economia".

A maioria (67%) defendeu ainda que a "agilidade organizacional" é um fator-chave para fazer face à retoma e responder a novos desafios, enquanto 54% referiram ser a centralidade do cliente e 53% a digitalização dos processos de negócio.

O barómetro revelou ainda que 64% dos inquiridos classificam como "médio" o alinhamento de competências dos funcionários face às evoluções tecnológicas e 6% consideraram que a sua empresa não está preparada para a transição digital.

A revisão e aceleração dos planos de desenvolvimento de produtos e serviços estão entre as prioridades, na área de inovação e desenvolvimento, de 62% dos gestores e 41% apontam a aposta na investigação de novas tecnologias.

Por último, a quase totalidade (99%) dos gestores inquiridos assegurou que o 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) teve, até ao momento, um impacto moderado ou nulo na sua empresa, sendo que 54% consideraram o impacto nulo e 45% moderado.

"A pandemia veio colocar à prova a capacidade de adaptação das organizações. Destacaram-se aquelas que foram ágeis a transformar as suas operações e oferta de valor. Esta é uma capacidade imprescindível a qualquer organização que queira manter um crescimento sustentável", afirmou, citado no mesmo comunicado, o 'senior partner do Kaizen Institute Western Europe', António Costa.

Para a realização deste barómetro foram inquiridos 220 presidentes executivos e administradores de médias e grandes empresas que atuam no mercado português.

No conjunto, estas empresas representam cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Fundado em 1985, o Kaizen Institute Consulting Group é uma multinacional de consultoria e formação, que atua em mais de 35 países.

A empresa está presente em Portugal desde 1999, tendo escritórios em Lisboa e no Porto.

Leia Também: Consumo de cimento em Portugal cai 2,8% em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório