Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Moçambique. Governo diz que "não perdeu controlo" da dívida pública

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, disse hoje que a dívida pública do país não está descontrolada, assegurando que tudo está a ser feito para a "sustentabilidade" dos empréstimos contraídos pelo Estado.

Moçambique. Governo diz que "não perdeu controlo" da dívida pública
Notícias ao Minuto

15:18 - 25/03/21 por Lusa

Economia Moçambique

"Ficámos com a sensação de que 2016 foi o desastre, mas não. Não perdemos o controlo", enfatizou Adriano Maleiane.

O governante falava na Assembleia da República (AR) durante o debate da Conta Geral do Estado (CGE) de 2019.

A referência que o ministro da Economia e Finanças fez a 2016 está relacionada com o facto de nesse ano terem sido descobertas garantias de dívida secretamente prestadas pelo Governo então chefiado por Armando Guebuza, no valor de 2,2 mil milhões de dólares (1,8 milhões de euros) e que deram origem a processos-crime dentro e fora do país.

Hoje, no parlamento, Adriano Maleiane frisou que o executivo não perdeu o controlo da dívida pública, garantindo que os encargos estão dentro ou próximos dos parâmetros internacionalmente exigidos.

"Estamos a caminhar muito bem dentro dos indicadores [de avaliação de sustentabilidade da dívida]", sublinhou Maleiane.

O ministro da Economia e Finanças assinalou que o rácio entre o serviço da dívida e exportações de Moçambique é de 11,8% face ao parâmetro internacional, que é de 10%, e o rácio entre o serviço da dívida e receitas do Estado está em 13,9% contra 14%, definido como padrão internacional.

"Não vamos contrair dívida que não seja concessional", salientou Adriano Maleiane, dando conta do esforço do executivo para assegurar a sustentabilidade da dívida pública.

O ministro defendeu a emissão de bilhetes de tesouro para o financiamento de investimentos em infraestruturas, apontando a exigência dos parceiros internacionais de que o Estado deve comparticipar com recursos próprios nesse tipo de gastos.

"Há uma responsabilidade muito grande na gestão da dívida pública", frisou.

Adriano Maleiane não disse aos deputados o valor exato da dívida pública de Moçambique, mas no final do último ano informou à AR que o Estado devia 12.370 milhões de dólares (10.420 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório