Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Sudão adota sistema de câmbio flutuante para a divisa do país

O Sudão avançou hoje com a adoção de um sistema de câmbio flutuante da moeda, cumprindo uma exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI), esperando atrair investimento estrangeiro e facilitar o acesso a empréstimos por parte de entidades internacionais.

Sudão adota sistema de câmbio flutuante para a divisa do país
Notícias ao Minuto

12:01 - 21/02/21 por Lusa

Economia Sudão

Através deste sistema de taxa de câmbio flutuante, o valor da moeda do país, a Libra sudanesa, irá flutuar em função da oferta e da procura do mercado, deixando de ser controlado pelo governo.

A adoção desta medida já era esperada e integra um pacote de reformas lançado por Cartum com o objetivo de relançar a depauperada economia do país após décadas de sanções e de má gestão durante o regime do Omar al-Bashir, deposto em abril de 2019.

"O governo de transição decidiu adotar um conjunto de políticas destinadas a reformar e harmonizar o regime cambial através da aplicação de uma taxa de câmbio flutuante administrada", adiantou o banco central do Sudão em comunicado.

A taxa de câmbio oficial da Libra sudanesa passa agora a ser determinada pela oferta e pela procura, ainda que o banco central mantenha um papel regulador.

Segundo a Agência France Press (AFP), no mercado negro o dólar norte-americano estava a ser negociado a mais de 400 libras sudanesas, enquanto no câmbio oficial -- até agora fixado pelo governo -- era de 55 libras por dólar.

Com a Libra sudanesa num regime de câmbio flutuante, o país espera facilitar o acesso a ajuda financeira internacional, atrair o investimento estrangeiro e aliviar também o serviço da elevada dívida pública.

A adoção deste sistema poderá, no entanto, reduzir o valor da libra sudanesa em relação ao dólar e provocar uma subida dos preços dos bens importados, contribuindo para aumentar o descontentamento popular.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório